Pró-Reitoria de Extensão realiza visita técnica a empresas do estado

Em parceria com o Campus São Gongalo do Amarante, as ações aconteceram na Inframérica e Vicunha Têxtil

Publicada em 08/09/2014 Atualizada há 12 meses

Os estágios e a capacitação profissional dos estudantes foram alguns dos assuntos tratados nas visitas

Nos dias 4 e 5 de setembro a Pró-Reitora de Extensão do IFRN, professora Régia Lúcia Lopes esteve junto com servidores do Campus São Gonçalo do Amarante em duas visitas na grande Natal. Na quinta-feira, dia 4, a PROEX esteve na Inframérica, Concessionária do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, para tratar de parcerias e das possibilidades de execução de projetos de responsabilidade social e foi recebida pelo Superintendente da Inframérica, Ibernon Gomes. Estavam presentes a Diretora do Campus, Marilac de Castro, o Coordenador de Extensão, Fernando Freire, e o Gerente de Projetos da Funcern, Emerson Cortez, além do secretário de desenvolvimento econômico do município de São Gonçalo do Amarante. A Inframérica e suas contratadas têm recebido estagiários do campus e egressos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do campus, tendo inclusive empregado mais de 70% das mulheres capacitadas no curso de Zeladoria do Programa Mulheres Mil do Campus São Gonçalo do Amarante.

Na sexta-feira, dia 5, a PROEX esteve na unidade da Vicunha Têxtil de São Gonçalo do Amarante, junto com o Coordenador de Extensão do Campus São Gonçalo do Amarante, Fernando Freire e a Assistente em Administração Gizelle Santos. Os servidores foram recebidos pela Coordenadora de Recursos Humanos, Aparecida Almeida, e a Analista de Recursos Humanos, Andrelina Nascimento.Com o objetivo de fomentar a interação entre a empresa e a Instituição foram discutidas as necessidades específicas da empresa por estagiários e egressos técnicos em cursos nas áreas de Meio Ambiente, Química, Mecânica, Têxtil e Eletrotécnica, bem como a avaliação da possibilidade de captação de alunos de outros cursos, como Logística. Foi enfatizado o alto índice de efetivação de estagiários pela Vicunha, em torno de 80% (via PAE-Programa de Acompanhamento de Estágios e do Programa Estagiar), além das possibilidades de crescimento via seleção interna e nas demais unidades da Vicunha em outros estados e até em outros países (Argentina, Equador e Suíça).

Segundo a Pró-Reitora, as ações são necessárias para a interação do IFRN com o mundo do trabalho. A PROEX, através das Coordenações de Extensão dos diversos campi, têm realizado visitas as empresas privadas, instituições públicas e do terceiro setor, com vistas a captação de estágios e realização de projetos de cooperação técnica, extensão tecnológica, assessoramento, assim como prospecção para pesquisa aplicada. As visitas técnicas se constituem no momento onde a instituição de ensino conhece as demandas das empresas por estágios e capacitação profissional, favorecendo os encaminhamentos das práticas pedagógicas para melhor formação de seus discentes.

Essa e outras visitas que os diversos campi têm realizado, através de seus Diretores Gerais e Coordenadores de Extensão, além de professores das áreas técnicas, tem ampliado a oferta de estágio para os discentes do IFRN e aproximado mais a instituição das demandas do mundo do trabalho. Para o próximo ano, um programa voltado para capacitação de professores das áreas técnicas que não tenha experiência profissional anterior ao seu ingresso no IFRN está sendo pensado pela PROEX em conjunto com DIGPE, visando sobretudo aumentar essa interação entre a instituição de ensino e o setor produtivo, e ao mesmo tempo trocar conhecimentos e retroalimentar as práticas curriculares com vistas ao ensino de excelência que sempre tem sido a tônica de nossa instituição, sem perder de vista a formação humana e integral dos nossos discentes.

extensao