"PodGest IFRN": um laço entre gestão e comunidade

Podcast é produzido através de projeto de Extensão do Campus Natal-Central

Publicada em 23/02/2021 Atualizada há 1 ano

Projeto usa a tecnologia em favor da educação

Por Romana Alves

Uma iniciativa que conecta o todo às partes. Assim é o “PodGest IFRN”, projeto que alia gestão, pessoas e tecnologia. Criador de episódios de podcasts com temáticas relacionadas às áreas de administração pública e privada, o projeto de Extensão é voltado para estudantes e à sociedade em geral. A ideia surgiu para atender a demanda de produção de conteúdo e de estreitamento de vínculos entre alunos e servidores da Instituição, distanciados em razão da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Jassio Pereira de Medeiros, a iniciativa é “uma alternativa de contato entre alunos e o IFRN, nesse momento de suspensão das aulas presenciais. Nesse sentido, ao ouvir o podcast e, por consequência, seus professores, os alunos mantêm um vínculo com o Instituto. Além disso, por ser exposto nos principais agregadores de podcasts, o conteúdo produzido pelos docentes ficará disponível para toda a sociedade interessada na temática em debate”.

Os debates são fomentados através da gravação semanal dos episódios. Cada um deles é produzido a partir de um colaborador docente, na função de mediador, em parceria com um professor conteudista, que irá explorar uma temática relacionada à área de gestão. De acordo com o docente Jassio Pereira, “os episódios são disponibilizados em sete agregadores de podcasts diferentes: Spotify, Google Podcasts, Anchor, Breaker, Pocket Casts, Radio Public e Stitcher”. A produção dos episódios, cujo primeiro foi lançado em abril de 2019, passa por sete etapas até sua publicação. São elas: definição da temática, escolha dos participantes, definição de equipamentos necessários, elaboração da pauta, gravação dos episódios, edição e publicação do episódio.

O “PodGest IFRN” é uma ponte entre a Instituição e as pessoas que a constroem. Por meio dele, será possível aprender sobre gestão institucional, bem como sentir-se parte dela. Espera-se, com esse projeto, a disseminação do conhecimento na área de gestão. Espera-se também que ele sirva de oportunidade para a manutenção de vínculos entre o alunado, os professores e o IFRN”, enfatiza o coordenador.

extensao