Intercâmbio
Ministério da Igualdade Racial lança edital do Programa de Intercâmbios Sul-Sul
Edital é voltado para estudantes pretos, pardos ou quilombolas, que estejam cursando licenciatura em instituições públicas
Publicada por Habyner Lima em 07/12/2023 ― Atualizada há 11 meses
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançaram o edital “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”. O documento dispõe de 50 vagas para mobilidade internacional na Universidade Pedagógica de Maputo (UP), em Moçambique.
O Programa tem o objetivo de contribuir com o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial no Brasil por intermédio de intercâmbios de curta duração no exterior, particularmente, em países africanos, latinoamericanos e caribenhos, além de promover a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior do Brasil com os países participantes.
O edital é voltado para estudantes pretos, pardos ou quilombolas, que estejam cursando licenciatura em instituições públicas. Os alunos selecionados terão 15 dias de intercâmbio em Moçambique, a partir de agosto de 2024.
Requisitos e benefícios
- Estar matriculado a partir do 5º semestre;
- ter integralizado até 90% das disciplinas do curso;
- ter vínculo há pelo menos dois semestres com os Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) ou grupos correlatos.
Os estudantes selecionados receberão benefícios de passagens aéreas, auxílios para emissão de passaporte e visto, além de seguro saúde.
Inscrições
Os interessados em participar do processo de seleção podem realizar a inscrição através da página do programa, até o dia 4 de janeiro de 2024.
Acesse
- Palavras-chave:
- intercâmbio