Parceria
Instituto assina protocolo com Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Novo acordo visa parceria para ampliação de estudos e pesquisas geológicas
Publicada por Ester Macedo em 30/07/2024 ― Atualizada há 5 meses, 2 semanas
Na última sexta-feira, 26, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e professores da área para a cerimônia de assinatura de um protocolo de intenção. O acordo visa estabelecer cooperação mútua entre as instituições, com a CPRM disponibilizando instrumentos técnicos e científicos, e o IFRN oferecendo pesquisas, treinamentos e intercâmbios laboratoriais.
O protocolo estabelece que os alunos e pesquisadores do IFRN terão suporte para desenvolver estudos e projetos na área de geologia e minérios, beneficiando-se das ferramentas e caminhos necessários para tal.
A ação contou com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio; do diretor de geologia e recursos minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Francisco Valdir Silveira; do diretor de Inovação Tecnológica, setor ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi/IFRN), João Teixeira; e outros servidores que atuam na área de Inovação e de Mineração dos campi Natal-Central e Parelhas.
Compromissos de Cooperação
Compromissos da CPRM:
- Receber professores, técnicos e estudantes para visitas técnicas nas unidades e laboratórios;
- Promover ações científicas com acesso à informação e estruturas laboratoriais.
Compromissos do IFRN:
- Receber pesquisadores, analistas e técnicos da CPRM;
- Proporcionar acesso aos laboratórios disponíveis;
- Oferecer visitas e intercâmbios nos campi que possuem cursos técnicos ou superiores na área.
Importância da parceria
O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, destacou a importância do acordo: "Esse acordo é de fundamental importância porque temos a oportunidade de fazer com que a comunidade acadêmica possa prospectar inovações na área de mineração, da geologia e das outras disciplinas que dialogam diretamente. Com isso, temos a possibilidade desses estudantes, ao final do seu ciclo formativo, passarem a ser trabalhadores do setor mineral e da geologia, e conseguirem mudar a realidade local e a realidade das famílias”.
Francisco Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais, complementou: "É muito importante para as duas instituições se juntarem, se complementarem na formação de mão de obra, de alta performance e expertise. Existe uma escola que forma e um serviço geológico que treina para existirem profissionais cada vez mais capacitados e disponíveis para um mercado exigente. É um momento histórico entre o IFRN e o Serviço Geológico do Brasil, pois através do conhecimento geológico, ecológico, mineral e sustentável será possível impactar a sociedade”.
CPRM
A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que presta serviços geológicos para o Brasil. A sede é localizada em Brasília, gerenciada pelo Diretor Presidente, Inácio Cavalcante Melo Neto e o Diretor de Geologia e Recursos Minerais, Francisco Valdir Silveira, potiguar formado pelo IFRN.