Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Agronegócio

IFRN sedia encontro do Projeto AgroNordeste

Evento reuniu produtores rurais, representantes da sociedade civil, DNOCS e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Publicada em 24/11/2020 Atualizada há 12 meses

Representantes do Mapa apresentaram proposta de fomento à atividades na região

O Campus Ipanguaçu do IFRN sediou, em 20 de novembro, encontro do Projeto AgroNordeste. Com cerca de 130 produtores rurais e representantes da sociedade civil, o evento contou com a participação de outros órgãos federais como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Na ocasião, representantes do Ministério apresentaram uma proposta de fomento à atividades na região, através da aplicação de recursos para a competitividade das cadeias produtivas, inserção de assentados da reforma agrária, na produção agrícola familiar e nos mercados de venda, além da regularização fundiária e ambiental, bem como na melhoria das condições sanitárias das atividades agropecuárias. Um dos pontos fortes do encontro foi a divulgação do Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência), no qual o IFRN participou como cinco projetos, tendo recebido nota máxima em um deles, que tem como coordenador o professor Paulo Sidney, do Campus Ipanguaçu.

Agronegócio 

O reitor pro tempore do IFRN, professor Josué Oliveira, saudou a todos e agradeceu a escolha do local para sede do evento, que foi coordenado pelo presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, o deputado federal general Girão, e contou com a participação de parte da bancada federal do estado. Em sua fala, Josué destacou a importância do agronegócio para as comunidades da região do Vale do Açu, citou os investimentos também nas unidades produtoras no Campus Apodi e solicitou recursos à bancada federal para a construção de um auditório no Campus Ipanguaçu, "para atender as demandas acadêmicas bem como melhor recepcionar eventos e encontros dessa natureza", disse.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas