Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROEX

IFPE e IFPB visitam o IFRN para conhecer o Programa Jovem Aprendiz

Reunião aconteceu na última terça-feira (7)

Publicada em 09/05/2019 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu na Reitoria do IFRN. Foto: Nice Libânio

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRN, por meio do pró-reitor em exercício Thiago Loureiro, recebeu, nesta terça-feira (7), representantes dos Institutos Federais de Pernambuco e da Paraíba. A visita teve como intuito a apresentação do Programa Jovem Aprendiz, em vigor no IFRN desde abril de 2017, com um total de 510 alunos cadastrados no Suap e, consequentemente, inseridos no mundo do trabalho.

“A visita é importante porque colabora para que o Programa seja desenvolvido em todos os IFs e, consequentemente, em todos os estados. O interesse é principalmente pela forma como conduzimos a implantação de forma sistêmica”, disse Thiago. O pró-reitor conta que, desde a implantação do Programa, a Proex é procurada para relatar o seu fazer e seus desafios.

Referência na região

Luzidelson Ribeiro, professor do Campus Santa Rita do IFPB, conta que, na Paraíba, o objetivo é dar início ao processo de contato dos estudantes com o mundo do trabalho: “nós estamos trocando experiências com o IFRN, que tem uma experiência nessa área, para levá-las para a Paraíba, implantar o Programa e abrir novas parcerias com as indústrias e empresas”, afirma. Glauciene, da Reitoria do Instituto paraibano, acrescenta que está atuando com a inserção dos coordenadores no Programa, trazendo-os para experiência no IFRN: “a ideia principal é trazer a comunidade do IFPB, principalmente os servidores que serão envolvidos, para que possamos alavancar o Programa e possamos ter o mesmo sucesso que o IFRN tem”.

Márcia Girlene, da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) do IFPE, diz que, desde 2015, a Instituição tenta implantar o Jovem Aprendiz: “numa oportunidade em que eu estive no IFPB, Thiago apresentou o Programa e isso nos deu uma luz para nos inteirarmos e levá-lo para o IFPE”, completou.

Glauciene relata que o IFRN tem impactado muito positivamente com o Programa Jovem Aprendiz não apenas no IFPB e no IFPE, mas nas demais Instituições Federais. “Thiago nos mostrou aquilo que foge apenas ao cadastro, detalhando a experiência, o corriqueiro, as dificuldades, e como tudo isso vem trazendo maturidade no Programa”, reforça Márcia. 

Ana Josana, professora de Química do Campus Cabedelo do IFPB, faz parte da fase inicial de implantação do Programa no Instituto paraibano. Para ela, os dados referentes à  legislação, o funcionamento do programa, e a capacitação para fazer o cadastro dos cursos foram de suma importância na reunião. 

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas