Mundo do Trabalho

IFRN realiza série de eventos no mês da estagiária e do estagiário

Ações - em vários campi - são parte do Start, evento de Promoção ao Estágio

Publicada em 22/08/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No Campus Natal-Central, o Start lançou o 9º episódio do PodGest

Para celebrar o Dia da Estagiária e do Estagiário, 18 de agosto, o Instituto tem organizado várias iniciativas de uma ação que já virou tradição institucional, o Start – Evento de Promoção ao Estágio do IFRN. As atividades do Start 2022 tanto já foram realizadas na semana do dia 18 quanto ainda acontecerão em diversos campi até o fim do mês de agosto.

A programação dos campi Mossoró e Nova Cruz inauguraram o Start deste ano. No primeiro, a Coordenação de Extensão organizou duas turmas da oficina "Como elaborar um currículo atrativo?", às 9h e às 15h, além de duas rodas de conversas com o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte (CRT-RN), às 10h20 e às 19h. Em Nova Cruz, o evento começou com a palestra "Conquista sua Vaga!", realizada nos dias 15.08, às 13h, e no dia 16/8, às 8h50. No dia 18/8, a Coordenação de Extensão do Campus também organizou a mesa redonda "A importância do Estágio", às 8h50.

Mesa redonda e palestra

Dentro da programação da Start do Campus Natal-Central, foi lançado o nono episódio do podcast PodGest - IFRN sobre Estágio no dia 17/8. A Diretoria de Extensão do Campus e a Assessoria de Estágio e Jovem Aprendiz organizaram no dia 18/8 uma mesa redonda intitulada "Principais aspectos da lei de estágio e relatos de experiências de egressos e estagiários", às 9h, além da palestra "Elaboração de currículo e preparação para entrevistas", às 14h30, além de estações para agentes de integração. Já a programação do Campus Currais Novos ficou concentrada no dia 18, com a oficina articulada pela Coordenação de Extensão "Elaboração de Currículo para um Profissional do Futuro", às 8h50.

“É preciso parabenizar estagiárias e estagiários no dia 18 e nos outros dias do ano, ao mesmo tempo em que promovemos o estágio como uma das principais atividades de prática profissional da proposta pedagógica e da política de Extensão do IFRN. É parte do nosso compromisso social com a formação dos nossos estudantes e com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte", disse a pró-reitora de Extensão do IFRN, Samira Delgado.

Segundo Victor Varela, assessor de Relações com o Mundo do Trabalho da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), “esse compromisso é tanto que as ações do Start do IFRN não param no dia 18 e seguem até o final de agosto”. No dia 19, a programação do Campus São Gonçalo do Amarante contou com oficinas de elaboração de currículo, às 9h e às 14h, e com uma Feira de Oportunidades. A Coordenação de Extensão viabilizou ainda um momento cultural e uma mesa redonda com egressos do curso de Logística.

A estudante do curso de Informática do Campus e estagiária da Prefeitura de São Gonçalo, Lara Fernandes, fez uma declaração sobre a importância do estágio e do Start: "O estágio está sendo muito importante para a minha formação profissional, pois foi através dele que eu pude pôr em prática conhecimentos que eu tinha tido no curso até então, mas que eu não tinha tido oportunidade de atuar por conta da pandemia", disse.

Sobre o Start e a temática estágio, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, foi categórico: "A vivência do estágio é fundamental para que nossos alunos possam ter a possibilidade de, antes de ingressar profissionalmente no mundo do trabalho, estabeleçam uma relação mais direta com seu espaço de atuação. Fortalecer o estágio numa instituição de educação profissional como o IFRN é fortalecer a formação integral desses meninos e meninas, homens e mulheres. Por isso, quero parabenizar todos as estagiárias e estagiários do IFRN, nossos campi pela realização do evento Start e a Proex, através de sua Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho, pelo trabalho de excelência de cogestão, fomento e suporte junto ao evento e, principalmente, ao Programa de Estágio e à Política de Integração com o Mundo do Trabalho".

Etapas da programação

Nas palavras de Victor Varela, "realizar o Start é fundamental para celebrar o dia das estagiárias e dos estagiários, que, em sua formação e prática profissional, contribuem com a efetivação de tantos processos de trabalho. É por isso que temos fomentado via projetos de Extensão e dado suporte organizativo aos nossos campi para, no evento e ao longo do ano, garantam essa visibilidade para esse ato educacional importantíssimo, promovendo reflexões e ações que qualifiquem e inovem nossos estágios e, sobretudo, integrem ainda mais estagiários, egressos, professores orientadores, supervisores, gestores e agentes de integração".

Dentro da programação do Start, nos dias 24/8, às 16h, e 25/8, às 10h30, a Coordenação de Extensão do Campus Natal-Cidade Alta realizará duas oficinas de criação de portfólio. No dia 25, acontece também a roda de conversa "Diálogos formativos: formação profissional e mundo do trabalho". Em continuidade, o Campus Apodi realizará sua programação do Start no dia 29/8, com uma abertura oficial às 14h e uma mesa redonda intitulada "Vivências da prática profissional em uma formação para o Mundo do Trabalho: múltiplos olhares", às 15h. Como encerramento, acontecerá também a palestra "Estágios e Aprendizagens: o que precisamos saber?", às 15h30 do mesmo dia. "Ainda temos programações sendo preparadas pela Coordenação de Extensão do Campus Macau e pelas Coordenações de Extensão, Pesquisa e Inovação dos campi Lajes e Parelhas. Confiram e participem!", complementou Victor.

As atividades do Start são voltadas para estudantes e professores orientadores do IFRN, além de parceiros externos de estágio. Mas as pessoas interessadas em participar das ações do evento podem procurar a Coordenações de Extensão ou Coordenações de Extensão, Pesquisa e Inovação dos campi organizadores.

extensao