Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN realiza Jornada de Português Brasileiro para Estrangeiros
Língua e cultura

IFRN realiza Jornada de Português Brasileiro para Estrangeiros

23/12/2021 - Evento teve por tema "Cultura potiguar em foco"

IFRN realiza Jornada de Português Brasileiro para Estrangeiros

O evento foi transmitido pelo canal IFRN Campus Natal - Zona Leste no YouTube.

Na última segunda-feira, 20 de dezembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu a Jornada de Português Brasileiro para Estrangeiros do IFRN. Em sua primeira edição, o evento foi organizado pela equipe da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) e servidores do Campus Natal – Zona Leste, tendo por tema a cultura potiguar.

Por meio de entrevistas e palestras, a Jornada apresentou uma variedade de conhecimentos linguísticos e artístico-culturais da Língua Portuguesa, com foco nas manifestações do estado do Rio Grande do Norte. A ação marcou, também, a culminância das atividades resultantes da adesão do IFRN ao Programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede que, no âmbito do IFRN, representa o curso Português Brasileiro para Estrangeiros, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), a distância, ofertado aos servidores e estudantes da Universidade de Almería, da Espanha, neste ano de 2021.

Para o assessor de Políticas Linguísticas da Aseri, Bruno Rafael, língua e cultura são componentes indissociáveis no ensino de um novo idioma. Essa premissa motivou a escolha dos temas tratados ao longo da jornada, que tiveram como objetivo a aproximação dos estudantes estrangeiros à cultura do RN. A assessora de Parcerias Internacionais da Aseri, Girlene Moreira, complementa ao dizer que, “durante o curso, os estudantes tiveram contato com pintores, escritores e cantores brasileiros, além de diversas formas de falar do nosso português. Na jornada, finalizamos essa primeira oferta com chave de ouro, conhecendo um pouco mais da nossa terra, da nossa forma de falar e da nossa arte popular”.

A professora-tutora do curso Português Brasileiro para Estrangeiros, Luanna Alves, ressalta que a Jornada é um marco para as atividades de ensino de Português brasileiro para estrangeiros no contexto de ações das Relações Internacionais do IFRN junto a instituições parceiras. “Foram muitos exemplos de língua viva, nos seus mais variados contextos de uso, e colocando em destaque as manifestações populares que representam de forma magistral a cultura potiguar."

Difundindo a língua e a cultura brasileira 

A difusão da língua e cultura brasileira está alinhada à Política de Internacionalização do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A ação busca expandir o ensino de Português como Língua Adicional (PLA), sendo essa uma atividade conjunta para toda a Rede Federal, de modo a atrair pesquisadores e estudantes estrangeiros para as mais diversas regiões do Brasil.

Equipe responsável pelo funcionamento do Programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede no âmbito do IFRN

MEMBRO OCUPAÇÃO
Samuel de Carvalho Lima Coordenador do curso Português Brasileiro para Estrangeiros
Wagner de Oliveira Coordenador de Plataforma
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva Professor-tutor
Girlene Moreira da Silva Professora-tutora
Luanna Melo Alves Professora-tutora

Ações do documento

Página em carregamento