IFRN realiza I Simpósio de Internacionalização

Primeira edição do evento será organizada pelo Campus Lajes. Inscrições vão até o dia 21 de setembro

Publicada em 10/09/2021 Atualizada há 12 meses

O I Simpósio de Internacionalização do IFRN será realizado nos dias 21 e 22 de setembro

Será realizado, nos dias 21 e 22 de setembro, o I Simpósio de Internacionalização do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A primeira edição do evento sistêmico tem por tema “Caminhos da internacionalização para a formação acadêmica e profissional” e será organizada pelo Campus Avançado Lajes.

O Simpósio tem o objetivo de fortalecer as ações de internacionalização por meio do intercâmbio de conhecimentos e relatos de quem vivenciou ou ainda está vivenciando experiências de internacionalização em países como Argentina, Estados Unidos, França, Espanha, Canadá, Colômbia e Itália.

Palestra, roda de conversa e mesas-redondas

A abertura do evento, com início às 14h do dia 21 de setembro, contará com a palestra “Ser e estar no mundo: o que significa para o Sul global participar de processos de internacionalização?”, ministrada pelo professor e mestre Alex Alves Egido, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Além da palestra do dia 21, consta na programação do I Simpósio de Internacionalização do IFRN uma roda de conversa entre estudantes do IFRN e da Universidad de la Costa, da Colômbia.

Mesas-redondas também compõem a programação. Serão três: na primeira, no dia 21, alunos egressos do IFRN discutirão sobre intercâmbios e experiências internacionais; na segunda, realizada no dia 22, professores trarão para a discussão aspectos sobre a docência e a proficiência em línguas adicionais, além de relatos sobre seus estudos no exterior. Em sequência, na terceira mesa-redonda, docentes pesquisadores das áreas de Informática, Administração e Linguagens irão relatar suas experiências na condução de pesquisas de Pós-graduação em instituições internacionais.

Inscrições

Estudantes e servidores do IFRN, assim como a comunidade externa, podem se inscrever, gratuitamente, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), até as 14h do dia 21 deste mês de setembro. O evento possui certificado e será realizado de forma online, com transmissão no canal do YouTube IFRN Oficial

21 de setembro

HorárioAtividade
14h às 14h15Apresentação musical
14h15 às 14h45Abertura oficial
14h45 às 15h30Palestra “Ser e estar no mundo: o que significa para o Sul global participar de processos de internacionalização?”
15h30 às 15h45Momento para perguntas
15h45 às 16h30Mesa-redonda 1 – Estudantes do IFRN: intercâmbios e experiências internacionais
16h30 às 16h45Momento para perguntas

22 de setembro

HorárioAtividade
8h30 às 9hRoda de conversa
9h às 10hMesa-redonda 2 – Profissão professor: línguas adicionais na docência
10h às 10h15Momento para perguntas
10h15 às 11h15Mesa-redonda 3 - Informática, Administração e Linguagens: pesquisas de Pós-graduação em instituições internacionais
11h15 às 11h40Momento para perguntas
11h40Encerramento com apresentação musical

Para conhecer os participantes, acesse o site do evento. Acompanhe também o perfil do Instagram do I Simpósio de Internacionalização do IFRN.

Acesse

Inscrições