Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN realiza 5ª edição do Ciclo de Internacionalização de Pesquisa

Evento aconteceu nesta quinta-feira (26), na Reitoria do Instituto

Publicada em 26/01/2023 Atualizada há 1 ano

Encontro marca consolidação de parcerias e novas possibilidades no âmbito acadêmico internacional.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), realizou a 5ª edição do Ciclo de Internacionalização da Pesquisa, que teve como tema: "Diálogos internacionais sobre a Pesquisa em Ensino, Educação e Formação Docente na Pós-Graduação". 

O encontro, realizado em formato híbrido, marcou o fortalecimento e um futuro de possibilidades das relações internacionais do IFRN. O professor José Manuel de Amo Sanchez-Fortún, da Universidad de Almería (UAL), e a professora María Pilar Núñez Degado, da Universidad de Granada (UGR), estiveram presentes e apresentaram suas instituições. Em suas apresentações, os professores expuseram o funcionamento, a organização e o desenvolvimento de suas unidades de Ensino.

Além dos docentes estrangeiros, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, professor Avelino Lima Neto; o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), Moises Silva; a coordenadora da linha de Pesquisa 3 do PPGEP, Francinaide Lima; o coordenador-geral do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), Marcelo Morais; a professora e representante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Sonia Maia; o coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Física, Calistrato Câmara Neto; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), Albino Nunes; e outros integrantes dos programas. 

O pró-reitor da Propi, Avelino Lima Neto, acredita que o encontro, ainda que inicial, foi importante para o estreitamento dos laços nas áreas de investigação, Pós-Graduação e Internacionalização: “Foi um momento inicial, mas que desenha futuras parcerias importantes para essas três frentes de trabalho da nossa instituição”, disse.

Histórico

A relação do IFRN com a Universidad de Almería (UAL) teve início em 2021, quando o reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho, assinou o acordo de cooperação entre o IFRN e a UAL. O acordo previu intercâmbio de informações entre as instituições, favorecendo reuniões de trabalho e produção acadêmica conjunta. A Universidad de Granada, entretanto, ainda não possui relação institucional com o IFRN. Na oportunidade, porém, o Instituto demonstrou interesse em estreitar e aproximar o contato com a universidade estrangeira. A UGR, através da professora Pilar Núñez, também mostrou-se interessada no firmamento de parcerias. 

Ainda em 2021, o Instituto divulgou editais, lançados pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), que promoveram o financiamento da mobilidade internacional de sete pesquisadores, que realizaram ou realizarão parte da qualificação, em nível de pós-doutorado, em instituições estrangeiras conveniadas ao IFRN.

 
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas