Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres na pesquisa

IFRN publica Edital para fomento da participação feminina em projetos de Pesquisa

Objetivo é promover equidade de gênero na produção científica institucional. Submissões vão até 20 de março

Publicada em 08/03/2022 Atualizada há 1 ano

Submissões devem ser feitas através do Suap até o dia 20 de março.

Nesta terça-feira, 8 de março, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), publicou o Edital nº 8/2022 - Projetos de Pesquisa e Inovação com Mulheres Jovens Cientistas. O objetivo é fomentar uma maior participação de mulheres e meninas discentes na produção científica institucional.

Por meio do Edital, serão selecionados projetos de diversas temáticas desenvolvidos no Instituto que contenham, obrigatoriamente, uma aluna bolsista indicada, proveniente de cursos técnicos ou superiores do IFRN. As submissões de projetos devem ser feitas através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no período de 8 a 20 de março de 2022, com previsão de execução por 12 meses, a partir de 25 de abril de 2022.

Promovendo a participação feminina na Ciência, na Pesquisa e na Inovação

Editais dessa natureza são comuns em outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), como os Institutos Federais do Pará (IFPA), do Ceará (IFCE) e do Mato Grosso do Sul (IFMS). Em anos anteriores, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou chamadas para fomentar a participação feminina em projetos nas áreas das Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, professor Avelino Lima Neto, a iniciativa está em consonância com a proposta pedagógica da Educação Profissional e Tecnológica: “Promover a equidade de gênero em espaços marcadamente masculinos, como ainda o é a Ciência, é obrigação ética da RFEPCT, preocupada com a emancipação individual e coletiva dos cidadãos”, declarou.

Compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável   

O Edital Projetos de Pesquisa e Inovação com Mulheres Jovens Cientistas marca uma aproximação oficial das chamadas internas com a Agenda 2030, da Organização das ações Unidas (ONU), e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo diretor de Inovação Tecnológica na Propi/IFRN, João Teixeira, “a associação aos ODS incentiva os servidores a se conectarem ao cenário global da investigação”.

A ligação entre o Edital nº 8/2022 e os ODS acontece, especialmente, através do Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. Para a docente do Campus João Câmara em cooperação técnica com a Propi/IFRN, Alana Driziê, “a iniciativa vai ao encontro das demandas da atualidade, tratando do problema de desigualdade de gênero que atinge, entre vários contextos, o da Pesquisa. Iniciar esse trabalho pela base, dando oportunidades para as nossas alunas se inserirem na iniciação-científica, mostra-se como uma oportunidade para, situadamente, contribuir para modificar essa situação no futuro”.

A presidente da Rede de Grêmios do IFRN (Regif), Karydja França, comentou sobre a importância do Edital: “Além de ser uma iniciativa louvável por possibilitar maior engajamento feminino nas pesquisas, o Edital também é uma forma de enfrentar o machismo no meio científico. Isso explicita que o Instituto segue em defesa da justiça social e de uma educação emancipatória”.

Acesse:

Edital nº 8/2022

Suap

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas