Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Instituto promove final do Festival Conexões: a música autoral do IFRN

Instituto promove final do Festival Conexões: a música autoral do IFRN

18/01/2023 - Evento acontece no dia 25 de janeiro, a partir das 18h, no auditório do Campus Natal-Central

Instituto promove final do Festival Conexões: a música autoral do IFRN

A final do Festival será transmitida através do canal oficial do IFRN no YouTube.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, no próximo dia 25 de janeiro, a etapa final do Festival Conexões: a Música Autoral do IFRN. O evento, que é um desdobramento do Projeto Conexões e do Coletivo Produção Cultural, é destinado aos estudantes do Instituto e tem o objetivo de articular a cultura e a educação nas localidades dos campi.

A final do Festival acontecerá no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do Campus Natal-Central, com transmissão pelo canal oficial do IFRN no YouTube, a partir das 18h. A etapa final contará com votação popular, a fim de engajar a comunidade do Instituto. Após todas as apresentações, o público poderá votar em sua música preferida, através do link: https://forms.gle/hyUiNM3F8pVuKoAS8, que ficará aberto por um curto período de tempo. Haverá, ainda, a votação de três jurados técnicos: John Fidja Ferreira Gomes, professor de música do IFPB; Thaise Cristina Marcelino Matias, professora de música do IFCE; e Fernando Luiz (cantor e compositor potiguar).

O vencedor ou vencedora do Festival ganhará um piano digital e a gravação da sua música no estúdio da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através de parceria com a Universidade. Os prêmios são uma promoção da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

Um marco para o IFRN e para a cultura potiguar

O grupo de músicos, composto por servidores do Instituto, iniciou os ensaios para a final do evento em dezembro de 2022. A banda é composta pelos servidores Alanderson Maxson, do Campus Macau (clarinete e sax); Andrey Azevedo, do Campus Currais Novos (arranjos/piano/percussão); Ana Cláudia, do Campus Canguaretama (percussão); Elizangela Garcia, da Reitoria (bateria); Glauber Costa, do Campus Natal-Central (baixo e piano); João Gomes, do Campus Caicó - em exercício no Campus Jucurutu (guitarra e violão); e Valdier Ribeiro, do Campus Natal - Central (piano e sampler).

"A expectativa são as melhores possíveis porque essa final é resultado de mais de um ano de trabalho, envolvendo todos os campi do IFRN e diversos servidores e alunos. O Festival já está sendo um marco para a nossa Instituição, e como estamos espalhados pelo Rio Grande do Norte, seguramente, iremos presenciar o surgimento de muitos compositores pelo nosso estado. Ou seja, o Festival rompe os muros da Instituição e deixa que a cultura potiguar tenha espaço e realmente aconteça no chão da escola", declarou o professor Valdier Ribeiro, que também é coordenador da ação.

Ouça as músicas finalistas

Música Estudante compositor(a) Campus
Amarração Paulo Victor de Souza Araujo (Paulo Café) Natal-Cidade Alta
Protagonista Matheus Kauã Monteiro Andrade (Kaeme) Macau