servidores

IFRN premia ganhadores do Concurso de Ensaios

Ação foi realizada em alusão ao Dia do Servidor Público

Publicada em 06/12/2021 Atualizada há 12 meses

Premiações foram entregues no dia 26 de novembro de 2021.

No dia 26 de novembro foi realizada a entrega das premiações do Concurso de Ensaios, promovido pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Coass/IFRN). Com o tema ‘O significado de ser servidor público nos dias atuais’, a ação ocorreu em alusão ao Dia do Servidor Público.

Como explica a psicóloga da Coass, Cynthia Mota, o concurso buscou “homenagear os servidores e as servidoras do IFRN que prestam ou prestaram um serviço público de qualidade e excelência”. Puderam participar servidores ativos e aposentados, estagiários e colaboradores do Instituto. A ação foi fomentada pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e pela Associação dos Servidores do IFRN (Asifrn).

Servidores premiados

Para Thais Chacon, autora do ensaio ‘O sentido de servir ao povo em tempos de crise’, com o qual conquistou primeiro lugar no concurso, através ação, foi possível “refletir sobre o propósito que orienta nosso trabalho. Em geral, desenvolvemos nossas atividades no modo automático e esquecemos de ressignificá-lo, conforme as mudanças acontecem ao nosso redor”. A servidora do Campus Santa Cruz ressalta que a pandemia do novo coronavírus acentuou a crise econômica e social, fazendo com o que o brasileiro sofresse privações críticas. “Nesse aspecto, devemos entender que o servidor público, no exercício de sua profissão, tem um papel muito especial, sendo um instrumento decisivo para as transformações sociais necessárias, contribuindo para atenuar carências e fazendo com que o Estado chegue, de fato, a assistir dignamente a população”, destacou.

Foi fazendo analogias entre o IFRN e o espaço sideral que o professor do Campus Jucurutu, Daniel Lobão, garantiu um lugar no pódio do Concurso de Ensaios. A obra intitulada 'Corpos Celestes da Galáxia IFRN: os elementos estruturantes das constelações do nosso Microcosmo Educacional' conquistou o segundo lugar no concurso. "Acredito que concursos de ensaios [...] são oportunidades importantes e necessárias que nos motivam a condensar nossas experiências, lições aprendidas, socializando-as para o benefício de todos", disse o professor.

Marcílio França, coordenador de comunicação do Campus Pau dos Ferros, é o autor da obra ‘Mudança e desenvolvimento através da arte de servir’, que conquistou a terceira colocação. Ele afirma que ser servidor público lhe possibilitou a consolidação de sua formação acadêmico-profissional com características pessoais com as quais se identifica: “dinamismo, ética, trabalho, serviço”. “Sentir-se útil à sociedade por meio de uma área específica, como a educação, fez-me e faz-me crescer até hoje. Ser servidor público é ainda melhor do que imaginava quando decidi buscar o sonho de seguir essa carreira, esse estilo de vida”, declarou o servidor.

O sentido de servir ao povo em tempos de crise

Corpos Celestes da Galáxia IFRN: os elementos estruturantes das Constelações do nosso Microcosmo Educacional

Mudança e desenvolvimento através da arte de servir

servidores