Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN premia ganhadores do Concurso de Ensaios
servidores

IFRN premia ganhadores do Concurso de Ensaios

06/12/2021 - Ação foi realizada em alusão ao Dia do Servidor Público

IFRN premia ganhadores do Concurso de Ensaios

Premiações foram entregues no dia 26 de novembro de 2021.

No dia 26 de novembro foi realizada a entrega das premiações do Concurso de Ensaios, promovido pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Coass/IFRN). Com o tema ‘O significado de ser servidor público nos dias atuais’, a ação ocorreu em alusão ao Dia do Servidor Público.

Como explica a psicóloga da Coass, Cynthia Mota, o concurso buscou “homenagear os servidores e as servidoras do IFRN que prestam ou prestaram um serviço público de qualidade e excelência”. Puderam participar servidores ativos e aposentados, estagiários e colaboradores do Instituto. A ação foi fomentada pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e pela Associação dos Servidores do IFRN (Asifrn).

Servidores premiados

Para Thais Chacon, autora do ensaio ‘O sentido de servir ao povo em tempos de crise’, com o qual conquistou primeiro lugar no concurso, através ação, foi possível “refletir sobre o propósito que orienta nosso trabalho. Em geral, desenvolvemos nossas atividades no modo automático e esquecemos de ressignificá-lo, conforme as mudanças acontecem ao nosso redor”. A servidora do Campus Santa Cruz ressalta que a pandemia do novo coronavírus acentuou a crise econômica e social, fazendo com o que o brasileiro sofresse privações críticas. “Nesse aspecto, devemos entender que o servidor público, no exercício de sua profissão, tem um papel muito especial, sendo um instrumento decisivo para as transformações sociais necessárias, contribuindo para atenuar carências e fazendo com que o Estado chegue, de fato, a assistir dignamente a população”, destacou.

Foi fazendo analogias entre o IFRN e o espaço sideral que o professor do Campus Jucurutu, Daniel Lobão, garantiu um lugar no pódio do Concurso de Ensaios. A obra intitulada 'Corpos Celestes da Galáxia IFRN: os elementos estruturantes das constelações do nosso Microcosmo Educacional' conquistou o segundo lugar no concurso. "Acredito que concursos de ensaios [...] são oportunidades importantes e necessárias que nos motivam a condensar nossas experiências, lições aprendidas, socializando-as para o benefício de todos", disse o professor.

Marcílio França, coordenador de comunicação do Campus Pau dos Ferros, é o autor da obra ‘Mudança e desenvolvimento através da arte de servir’, que conquistou a terceira colocação. Ele afirma que ser servidor público lhe possibilitou a consolidação de sua formação acadêmico-profissional com características pessoais com as quais se identifica: “dinamismo, ética, trabalho, serviço”. “Sentir-se útil à sociedade por meio de uma área específica, como a educação, fez-me e faz-me crescer até hoje. Ser servidor público é ainda melhor do que imaginava quando decidi buscar o sonho de seguir essa carreira, esse estilo de vida”, declarou o servidor.

O sentido de servir ao povo em tempos de crise

Corpos Celestes da Galáxia IFRN: os elementos estruturantes das Constelações do nosso Microcosmo Educacional

Mudança e desenvolvimento através da arte de servir