Internacionalização

IFRN firma parceria com Universidade da Coruña, da Espanha

Atualmente, o Instituto conta com 11 acordos internacionais com Portugal, Espanha, França, Angola, Colômbia e Equador.

Publicada em 20/04/2022 Atualizada há 1 ano

Além da UDC, o IFRN possui parceria com a Universidad de Almería.

No dia 18 de abril, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) assinou o Protocolo de Intenções de cooperação mútua e ampla com a Universidade da Coruña (UDC), da Espanha. O protocolo prevê a realização de ações de interesse das duas instituições para desenvolver e aprofundar atividades acadêmicas, científicas e técnicas, de intercâmbio e de atividades voltadas à Pesquisa, ao Ensino, à Extensão e à gestão universitária.

Relação entre o IFRN e a UDC

A parceria entre o IFRN e a UDC se intensificou em 2021. Através da mobilidade internacional virtual, realizada de forma remota em tempos de pandemia, o professor Jakson Renner Rodrigues Soares, da UDC, palestrou em dois eventos realizados pelo Campus Natal - Central do Instituto.

A primeira participação foi no Intercâmbio Virtual Formativo de Línguas: Ensino, Comunicação e Tecnologia, realizado a partir de projeto de extensão aprovado no Edital 09/2021 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), edital institucional piloto, em parceria com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), para o apoio a projetos de atividades de internacionalização.

Já a segunda participação do professor espanhol foi no I Circuito Internacional de Cultura do IFRN. Além disso, recentemente, a parceria entre o Instituto e a UDC vem caminhando para a construção de um projeto telecolaborativo, com a participação da comunidade acadêmica do Instituto e de outras universidades estrangeiras, como a UDC.

Próximos passos

Como conta o assessor de Relações Internacionais da Reitoria, Samuel Lima, esta é a segunda parceria firmada entre o IFRN e uma universidade espanhola no último ano. Em 2021, o Instituto assinou um acordo de cooperação com a Universidad de Almería.

A ampliação das relações internacionais do IFRN busca expandir as possibilidades para a implementação do Programa Institucional de Mobilidade Internacional Discente, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026, por meio do projeto estratégico IFRN Internacional, gerido pela Aseri em parceria com a Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae).

extensao