Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Economia Solidária

IFRN participa de reunião estadual da Agricultura Familiar

Evento foi realizado pela federação potiguar de trabalhadoras e trabalhadores da área

Publicada em 07/10/2021 Atualizada há 1 ano

Uma das bases do Ifsol fica em São Paulo do Potengi, onde aconteceu a reunião

A Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (Ifsol) compôs a 3ª Plenária da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetraf/RN), realizada em 30/09/2021. Com o tema "Em defesa de uma agricultura familiar cada vez mais resistente", o evento reuniu lideranças sindicais, membros de cooperativas agrícolas e agricultores familiares de todo o estado. A Incubadora e o IFRN tiveram o professor Yuri Padilha, do Campus João Câmara, como representante.

O evento, que ocorreu no Centro de Capacitação e Estudos em Metodologias de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar, em São Paulo do Potengi/RN, buscou debater os desafios da agricultura familiar “diante dos retrocessos vivenciados pelo setor num contexto de falta de prioridade e investimentos pelo governo federal a uma atividade socioeconômica que não apenas colabora com a maior parte da alimentação da população brasileira, mas também com a geração de renda e o desenvolvimento local de vários municípios”, disse Denise Momo, pró-reitora de Extensão, setor ao qual a Incubadora é ligado.

Economia solidária

Na ocasião, a diretoria da Cooperativa de Agricultura Familiar do Potengi (Cooppotengi), ligada a Fetraf, apresentou resultados e conquistas da organização, “importantes para a ampliação da produção dos pequenos agricultores familiares locais e para a própria disseminação de uma forma de trabalho coletivo mais conectada aos princípios da economia solidária”, disse a agricultora Cícera Franco, em nome da Cooperativa.

No Campus São Paulo do Potengi do IFRN está implantado um dos 11 núcleos da IFSOL no Instituto. Alguns dos agricultores presentes à Plenária também participaram da feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Campus, temporariamente paralisada por conta da pandemia de covid-19.

“A presença da Ifsol no evento teve o objetivo de estreitar os laços com os agricultores e projetar ações mais sistemáticas de economia solidária, assistência tecnológica e desenvolvimento local. A Cooppotengi e vários agricultores ligados a ela comercializam seus produtos, por exemplo, também na Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), localizada em Natal/RN, e ações assim acabam por estimular ainda mais essas atividades integradoras”, encerrou Denise.

Com informações de Alex Pontes, da Coordenação de Juventude/Portal Fetraf/RN

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas