Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

IFRN participa de reunião do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Reunião aconteceu na programação da 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica

Publicada em 09/11/2022 Atualizada há 12 meses

Participantes do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nos dias 08 e 09 de novembro de 2022, em Belém (PA), aconteceu a segunda reunião presencial anual do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif/RFEPCT). O encontro se deu por ocasião da 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). 

A inserção da RFEPCT no cenário nacional da pós-graduação também foi tema de discussão, sobretudo a partir da participação dos membros do Forpog no XXXVIII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), previsto para acontecer em Aracaju (SE), de 16 a 18 de novembro de 2022. 

O IFRN tem sido assíduo às reuniões destes fóruns. Entre 10 e 12 de agosto deste ano, na Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista (BA), a coordenadora da pós-graduação, Francinaide Nascimento, participou de reunião das instituições nordestinas que participam do fórum. No mês seguinte, os professores Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, e Tito Matias, professor do Campus São Paulo do Potengi, estiveram presentes em reunião similar, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife (PE). 

Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), participou o professor Avelino Lima Neto. Junto a ele, os gestores da pesquisa, pós-graduação e inovação de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) discutiram pautas como os editais publicados nos últimos dois anos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e as articulações com o CONIF. Falou-se, igualmente, sobre os impactos da Portaria 983 para as ações de pesquisa, pós-graduação e inovação na Rede, bem como acerca da necessidade de fortalecimento de políticas contínuas para a pesquisa.

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas