Diversidade

IFRN sedia I Conferência Intermunicipal da Promoção da Igualdade Racial

Evento aconteceu no dia 13 de maio no Campus Canguaretama

Publicada em 19/05/2022 Atualizada há 12 meses

Evento marca a realização da primeira conferência voltada para povos tradicionais.

O Campus Canguaretama do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou a I Conferência Intermunicipal da Promoção da Igualdade Racial. O evento foi promovido em parceria com as prefeituras municipais de Canguaretama, de Baía Formosa e de Vila Flor, no dia 13 de maio.

Com o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raiais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”, o evento reuniu públicos diversos das comunidades interna e externa do IFRN.

A Conferência teve o objetivo de estabelecer discussões acerca da igualdade racial. Além disso, a atividade também buscou mobilizar as comunidades tradicionais dos municípios para promover debates, reflexões e encaminhamentos de medidas de enfrentamento ao racismo e outras formas de discriminação.

A palestra magna do evento foi ministrada pela professora Elizabeth Lima da Silva, mestra em Serviço Social e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Outras discussões, ainda, foram realizadas a partir da divisão de grupos por quatro subtemas: “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico cultural”; “Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios”; “Enfrentamento à intolerância religiosa”; e “Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico cultural pela promoção da igualdade de oportunidades”.

Francisco Touché, secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social de Canguaretama, conta que houve representatividade de diversos grupos, como povos indígenas, afrodescendentes e povos de terreiro. Touché acrescenta, ainda, que o objetivo do evento é de impulsionar e auxiliar o posicionamento das representatividades, “para que elas ocupem espaços, falem, cobrem, reclamem e lutem”.

extensao