Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização em foco

IFRN e Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia realizam evento em parceria

Encontro promoveu a articulação inicial de convênio a ser firmado entre as duas instituições

Publicada em 13/12/2021 Atualizada há 1 ano

Expectativa é que parceria seja oficializada ainda em 2021.

Nos dias 25 e 26 de novembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, realizaram o I Encontro Colombo-Brasileiro em Ensino de Ciências e Suas Tecnologias (I Encuentro Colombo-Brasileño de Enseñanza de las Ciencias y Tecnologías)  – Jornada 1. O evento teve o objetivo de promover a articulação inicial de convênio a ser firmado entre as duas instituições, que diz respeito a cursos de Graduação e Pós-graduação nas áreas de Ciências da Natureza e Química.

Transmitido pelo canal da Maestría Docencia de la Química da UPN no YouTube, a ação contou com a participação dos reitores das instituições, professor José Arnóbio de Araújo Filho (IFRN) e professor Leonardo Fábio Martinéz Pérez (UPN), e de docentes de ambas entidades.

O professor do Campus Mossoró e interlocutor da parceria entre o IFRN e a UPN, Albino Oliveira Nunes, foi um dos idealizadores do Encontro. Ele explica que a ação buscou “aproximar e apresentar o que os programas de Pós-graduação em Ensino das duas instituições têm produzido. Desta forma, foram organizadas duas mesas redondas com pesquisadores do IFRN e da UPN”. No evento, também foram apresentados trabalhos de mestrandos e egressos das unidades de ensino.

IFRN e Universidade Pedagógica Nacional

Como explica Samuel Lima, assessor de Extensão e de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex), "o acordo de cooperação entre o IFRN e a UPN está em fase de assinatura. Esse acordo representa mais um passo dado à concretização de nosso plano de ação de fortalecimento de nossas relações com a América Latina".

Em março deste ano, representantes do Instituto Federal e da UPN reuniram-se para discutir a possibilidade de cooperação internacional. Na ocasião, foi apresentado o protocolo administrativo requerido por ambas as instituições para a celebração de acordos de cooperação internacional e de possibilidades de intercâmbio científico-cultural entre docentes e estudantes.

Acesse:

I Encontro Colombo-Brasileiro em Ensino de Ciências e Suas Tecnologias – Jornada 1

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas