Relações Internacionais

IFRN e Universidade de Évora avaliam parceria firmada

Encontro ainda contou com apresentação do curso de Doutorado em Ensino

Publicada em 05/01/2023 Atualizada há 1 ano

Professor Samuel Lima e a professora do Departamento de Pedagogia e Educação da universidade portuguesa, Conceição Leal da Costa

Na última quarta-feira (4), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade de Évora (Uevora), em Portugal realizaram um encontro entre o assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, professor Samuel Lima, e a professora do Departamento de Pedagogia e Educação da universidade portuguesa, Conceição Leal da Costa. O objetivo foi avaliar as atividades na área de Educação e Ensino que envolvem servidores das duas instituições e possível ampliação da parceria.

A reunião foi realizada  no Colégio do Espírito Santo, edifício principal da Uevora,  através da mediação do servidor João Paulo de Oliveira, do Campus Mossoró, que concluiu seu doutorado em Ciências da Educação na Uevora (2015-2020), onde agora realiza seu pós-doutorado, ambos sob a supervisão da professora Conceição Leal.

Além de uma breve avaliação das atividades, foi apresentada a recente oferta de doutorado do IFRN, o Doutorado em Ensino, da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), cuja primeira turma está prevista para 2023, no Campus Mossoró. Sobre as instituições, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, falou que "vislumbra-se a ampliação da parceria, tendo em vista tanto a internacionalização desse programa de pós-graduação quanto o fortalecimento da política de interiorização da internacionalização”.

Histórico

Em 2021, a professora Conceição Leal foi convidada para participar do VI Seminário Nacional do Ensino Médio (Senacem) e do IV Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (Enacei), remotamente. A partir de então, retomou-se o tema da formalização de um acordo de cooperação internacional. Em 2023, o professor Samuel Lima se reuniu com a colaboradora portuguesa e propôs que fosse encaminhada a assinatura do Protocolo de Intenções, via Assessoria de Parcerias Internacionais do IFRN, em 2023. “A formalização da parceria é necessária para que possamos acompanhar de forma mais sistemática as ações que têm sido protagonizadas pelos servidores, valorizando-as e apoiando-as ainda mais. Além disso, a partir dessa formalização, poderemos acompanhá-las de modo a contabilizá-las como indicadores do nosso desenvolvimento institucional”, avalia o assessor.

extensao