Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria Internacional

IFRN e Talent Basket discutem parceria internacional para o mundo do trabalho

Reunião pautou atividades internacionais e virtuais de prática profissional para estudantes do IFRN

Publicada em 17/12/2021 Atualizada há 1 ano

A parceria pode fortalecer ainda mais o perfil dos estudantes do IFRN

Na manhã da última quarta-feira, 15, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Talent Basket (TB) reuniram-se para discutir uma possível parceria internacional com foco nas relações institucionais com o mundo do trabalho. No encontro, realizado em língua inglesa, foi debatido o programa da TB, uma plataforma global que articula a inserção de estudantes em estágios e projetos de prática profissional de organizações de várias partes do mundo. 

Pelo IFRN, conduziu a reunião o Assessor do Mundo do Trabalho, Victor Varela, com a participação do Assessor de Extensão e Relações Internacionais, Samuel Lima. Pela TB, esteve presente a gestora Prerna Hatyal, responsável pelo início das parcerias com instituições de educação.

Encaminhamentos

Inicialmente, foi encaminhada uma análise sobre as possibilidades técnicas e jurídicas de assinatura de um protocolo de intenções entre as duas instituições. Além disso, foi iniciada a construção de uma agenda de webinários sobre oportunidades internacionais e virtuais de prática profissional para estudantes do IFRN. "Pensar a prática profissional em perspectiva internacional é um grande desafio, pois o Brasil possui regulamentações muito amadurecidas em relação a estágios e a inserção de estudantes no mundo do trabalho, mas há caminhos a serem desbravados para essa internacionalização, principalmente depois da pandemia, tanto no campo do estágio quanto na área de projetos, em especial. Afinal, experiências práticas internacionais podem fortalecer ainda mais o perfil dos nossos egressos e suas possibilidades de êxito futuro como trabalhadoras e trabalhadores”, afirmou Victor Varela.

Ao comentar a expectativa em relação a essa aproximação, Samuel Lima ressalta que "temos atuado de forma transversal, refletindo sobre nossa missão institucional em perspectiva internacional. Esta é uma excelente iniciativa para que nossos estudantes se aproximem do mundo do trabalho em outros países por meio de experiências de prática profissional”.

O primeiro webinário sobre o tema terá como objetivo a apresentação geral do programa para discentes, docentes e técnicos do IFRN e será realizado no dia 03 de fevereiro de 2022, às 10h, no Brasil.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas