Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Tecnologia

IFRN e Sesap/RN discutem parcerias

Na pauta, desenvolvimento de soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação entre as instituições

Publicada em 14/10/2022 Atualizada há 1 ano

Bolsistas selecionados para o projeto

Na terça-feira (11/10), a Diretoria de Inovação Tecnológica, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Ditec/Propi), e a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) se reuniram para discutir a execução dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos entre as instituições. A parceria vem desde a assinatura do acordo de cooperação previsto no Edital nº 20/2022, que selecionou bolsistas para “Desenvolvimento Tecnológico em Parceria com a Sesap-RN”. 

Com o objetivo de desenvolver soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação entre as instituições, a iniciativa conta com a participação efetiva de estudantes do IFRN, em estágios ou como bolsistas de pesquisa, de cursos como Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas (Tads), Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet, que desempenham suas funções de forma remota ou presencial. 

Representando a Ditec, o professor João Teixeira de Carvalho Neto e estudantes do instituto que atuam no projeto foram recebidos pela equipe da Sesap/RN: Juciara Ferreira da Silva, analista de sistemas, e Antônio Augusto de Lima Silva, assistente de TI. 

"Este é o segundo ano que o IFRN contribui efetivamente com a Sesap/RN, mais especificamente com o desenvolvimento de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, contribuindo diretamente com a modernização do sistema de gestão de saúde do estado", disse João Teixeira, que é o diretor da Ditec. No ano de 2021, alunos do IFRN desenvolveram a identidade visual da Unidade de Gestão de Tecnologia de Informação e Comunicação (UGTSIC), da Sesap/RN, hoje utilizada amplamente pelo setor. 

Projetos desenvolvidos 

As atividades estão reunidas em torno de dois projetos: o de ‘login único’ e o outro de ‘revitalização de portais’. A ferramenta de ‘login único’ reúne dados cadastrais dos usuários para acessos aos diferentes sistemas da Sesap/RN em um único lugar, funcionamento semelhante ao gov.br, que permite, a partir de um site, acessar diversos sistemas. 

Quanto à revitalização de sites: a iniciativa visa melhorar a acessibilidade e a usabilidade dos sistemas da Sesap/RN, sendo assim necessária uma revisão de todos os sistemas para atingir a padronização almejada. 

Segundo João, a colaboração dada pelo grupo de estudantes do IFRN está sendo dada em cada um dos sistemas: “como o Sistema de apresentação estatísticas de saúde do estado, por exemplo, que serve para auxiliar tomadas de decisões por parte da gestão da secretaria, e o Sistema de telecomunicação, Sistel, iniciado na parceira de 2021 entre IFRN e Sesap/RN, que  gerencia toda rede de telefonia do estado. Há ainda o Sistema de Gerenciamento de Patrimônio (Sarp), que está sendo aprimorado. Todos os sistemas têm participação direta dos estagiários, o que proporciona oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso e aprender novos com a equipe de desenvolvedores da Sesap/RN”, finalizou João.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas