Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ONHB

IFRN é o maior medalhista de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Competição aconteceu na Unicamp, em São Paulo

Publicada em 23/08/2016 Atualizada há 1 ano, 7 meses

Equipe finalista do Campus Natal-Central com o professor orientador Francisco Carlos

Aconteceu no último final de semana, em São Paulo, a final da 8ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A competição contou com mais de mil participantes de escolas públicas e privadas. Só o IFRN levou uma comitiva de cerca 150 pessoas entre alunos e professores. 

O Rio Grande do Norte foi o estado com o maior número de medalhas de ouro, todas trazidas por equipes do Instituto. Foram 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 5 de bronze, as equipes receberam ainda 31 medalhas de cristal.  A fase final contou com a participação de 43 equipes dos campi Apodi, Canguaretama, Ipanguaçu, Mossoró, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Nova Cruz, Pau dos Ferros e São Paulo do Potengi. 

Os estudantes do Campus Mossoró, com a orientação dos professores de História Gerardo Júnior e Ana Maria Moura, trouxeram 4 medalhas de ouro, 1 de bronze e 12 menções honrosas. As 4 equipes que representaram o Campus Ipanguaçu, com orientação do professor Zilfran Varela, levaram para casa 1 ouro, 1 prata e 2 menções honrosas. 

Os representantes do Campus Natal-Central, sob orientação do professor Francisco Carlos, trouxeram 1 prata e 2 menções honrosas. Já os alunos do Campus Pau dos Ferros, que tiveram como orientador das 3 equipes o professor Gabriel Pereira, ficaram com 1 prata, 2 bronzes e 8 menções honrosas. 

Os alunos dos campi Apodi, Canguaretama, Nova Cruz e São Paulo do Potengi receberam juntos 8 medalhas de cristal (honra ao mérito). 

Para o professor Zilfran Varela, do Campus Ipanguaçu, que acompanhou os alunos durante a competição, o sucesso das equipes na ONHB não se deu somente pela qualidade da disciplina de História ou do trabalho específico realizado nos últimos quatro meses, mas do conjunto da formação humana, social, cultural e acadêmica dos alunos. “Queria parabenizar nosso Magnífico Reitor que viabilizou financeiramente a participação das 43 equipes que tão bem representaram a região, o estado do RN e especialmente o IFRN”, finalizou o professor. 

Sobre a ONBH

As olimpíadas começaram em 2009 e tem ganhado grande destaque entre professores e alunos de todo o País. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. 

 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas