Parceria no mundo do trabalho

IFRN discute parceria com empresa da área agrícola

Com o acordo, estudantes do Instituto poderão realizar estágio na Finobrasa Agroindústria

Publicada em 30/06/2021 Atualizada há 1 ano

Reunião virtual aconteceu na última terça-feira

A Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho (ASREMT), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou, na manhã da última terça-feira, 29 de junho, reunião para discussão de parcerias entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) com a Finobrasa Agroindústria, empresa nacional da área de fruticultura com sede em Ipanguaçu, no Oeste potiguar, responsável pela marca comercial FinoAgro.

Estiveram presentes, pelo IFRN, o assessor de Relações com o Mundo do Trabalho, Victor Varela, o economista da ASREMT, Marcus Sampaio, e as coordenadoras de Extensão dos campi Ipanguaçu e Mossoró, respectivamente, Paloma Macchi e Sandra Pontes. Pela Finobrasa, marcaram presença o gerente geral de produção agrícola, José Bellotte, a gestora de pessoal, Jaynni Oliveira.

Na oportunidade, foi discutida a possibilidade de inserção direta de estudantes do Instituto Federal como estagiários e aprendizes na empresa nacional, na qual há uma demanda inicial para atuação na gestão da conservação e manutenção de máquinas. Outro ponto abordado foi a inserção de estudantes de Informática e outras áreas, além do desenvolvimento de capacitações conjuntas e de projetos.

José Bellotte, gerente geral de produção agrícola da Finobrasa, relatou que significativa parcela do quadro de trabalhadores da unidade em Ipanguaçu é composta por egressos do IFRN, os quais encontram-se satisfeitos com o nível de formação quanto às práticas de produção agrícola e ambiental. Para o gestor, contudo, há uma fragilidade na região referente aos processos de trabalho ligados à área de máquinas e maquinação, especialmente na conservação e manutenção, na operação consciente de tratores e outros equipamentos do setor.

Desfechos

Foi encaminhada a renovação da parceria de estágio entre o IFRN e a Finobrasa. Também foi estabelecido o acordo de um convênio para o desenvolvimento da aprendizagem como contrato de trabalho especial. Os perfis de vagas, quantitativos e detalhes sobre processo seletivo ainda serão definidos. "Estamos articulando uma série de visitas ou reuniões com diversas organizações e instituições públicas e privadas do mundo do trabalho para discutir possibilidades de parcerias em todo o RN. É positivo retomar essa relação com a Finobrasa e, sem dúvidas, a partir desse encontro, teremos vários frutos", pontuou o assessor de Relações com o Mundo do Trabalho, da Proex, Victor Varela.

extensao