Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pronatec

IFRN começa a ofertar vagas para cursos do Pronatec

O objetivo do Programa é ampliar e diversificar a oferta de educação profissional e tecnológica

Publicada em 13/03/2013 Atualizada há 12 meses

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) começou a liberar as inscrições para preenchimento das 9.902 vagas oferecidas para cursos de capacitação profissional somente no Rio Grande do Norte.  Os cursos serão ministrados em 13 câmpus do IFRN (Apodi, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Parnamirim, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, Natal-Central  e Natal-Cidade Alta). Porém, até hoje (13) o processo de pré-matrícula  estava liberado apenas para os cursos ofertados pelo  Câmpus Natal-Central

O coordenador-geral do Programa no âmbito do IFRN, professor Otávio Tavares, explica que como as inscrições dependem de uma pré-matrícula a ser feita nas secretarias municipais de Assistência Social , as datas de abertura e fechamento das inscrições variam de município para município.  Ele orienta os interessados em se informar diretamente  nos câmpus onde pretendem fazer os cursos sobre quando poderão fazer a pré-matrícula.

São mais de cem tipos de cursos de capacitação, como: Auxiliar Administrativo, Recreador, Vendedor, Operador de Computador, Eletricista etc.  Os cursos do Pronatec são gratuitos e o aluno ainda terá direito à Bolsa-Formação Estudante e Trabalhador, para ajudar nas despesas com  material didático, fardamento, alimentação e transporte.  

Como se inscrever

Para garantir a vaga, o candidato deve ir até a Secretaria de Assistência Social do seu município e fazer a pré-matrícula. Na realização da pré-matrícula, será respeitada a ordem de chegada e o atendimento continuará a ser feito até o limite do número de vagas oferecidas. Os interessados deverão levar os seguintes documentos:

- RG (original e cópia);

- CPF (original e cópia, para menores de 18 anos, informar número do CPF do responsável);

- comprovante de escolaridade (original e cópia);

- comprovante de residência (original ou cópia);

- NIS (número de identificação social) ou PIS/Pasep.

Os candidatos que conseguirem as vagas nos cursos deverão efetuar sua matrícula no IFRN para iniciar as aulas. Será elaborado também um cadastro de reserva, que poderá ser usado caso as vagas não sejam preenchidas. Essa inscrição é feita pela internet no endereço pronatec.mec.gov.br

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011 e implementado no mesmo ano no IFRN. A lista dos cursos a serem ofertados pelo Programa no IFRN pode ser vista na página portal.ifrn.edu.br/extensao/pronatec

Inscrições para o Campus Natal-Central

As inscrições para os cursos de qualificação do Pronatec podem ser feitas de hoje(12) até dia 20 de março, no Centro Público Cidade Alta, que fica situado em frente à Praça Padre João Maria, no horário das 8:00 às 12:00. Poderão se inscrever pessoas que moram em Natal e tenham, no mínimo, 16 anos completos.

O Câmpus Natal-Central oferecerá cursos no período noturno, com início das aulas a partir do mês de abril. Os cursos oferecidos, cargas horárias, escolaridade mínima necessária e número de vagas disponibilizadas estão especificados abaixo.

 

Curso 
 
Carga Horária
Escolaridade 
mínima
necessária
Número 
de 
Vagas
Auxiliar Administrativo160 horas Fundamental II Completo  40
Auxiliar de Arquivo160 horasFundamental  II Completo 40
 Inspetor Escolar200 horasFundamental  I Completo 40
Montador e Reparador de Computadores200 horasFundamental  I Completo40
Reparador de Circuitos Eletrônicos280 horasFundamental  I Completo40
 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas