Povos indígenas
IFRN assina carta de compromisso para promover os direitos indígenas no estado
Iniciativa visa reunir representantes e lideranças indígenas do Rio Grande do Norte
Publicada por Cecilia Melo em 07/06/2024 ― Atualizada há 5 meses, 2 semanas
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), assinou nesta sexta-feira, 7, a carta de adesão e compromisso para constituição do Fórum Interinstitucional de Promoção de Direitos Indígenas no Rio Grande do Norte (FOINPDI/RN).
A adesão ao documento cria alguns compromissos a serem feitos pelo Instituto junto ao fórum, como: indicar representantes para participar ativamente das reuniões; promover a escuta ativa das demandas dos povos indígenas e suas lideranças do estado, e contribuir para a construção de soluções adequadas para as questões que envolvam direitos dos povos e comunidades indígenas.
De acordo com o assessor sistêmico do Neabi, Gilson Rodrigues,o momento é importante para garantir direitos que foram historicamente negados: “nesse contexto, ressalto aqui a importância desse momento como algo que aponta para um desejo de mudança. Uma mudança que só pode ser alcançada com diálogo interinstitucional e dessas instituições públicas com os movimentos indígenas”, informou.
O Fórum
A iniciativa coletiva visa reunir, numa rede de diálogo e colaboração, representantes e lideranças indígenas do Estado do Rio Grande Norte, instituições do sistema de Justiça, órgãos do Poder Executivo federal, estadual e municipais, além de membros da academia, que estudam e pesquisam sobre direitos dos povos originários.
Para o diretor-geral do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira, a assinatura do documento consolida o trabalho junto às comunidades indígenas da região: “o Fórum coloca em visibilidade às demandas por direitos dessas comunidades, direito à educação, direito à saúde, à assistência social, às políticas de promoção de igualdade racial. Então, para a gente estar participando como membro permanente desse fórum, é uma grande honra enquanto Campus e Instituto”, disse.
Texto feito em colaboração por Cecilia Melo e Habyner Lima, que estagiam na Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional do IFRN.
Acesse:
- Palavras-chave:
- Povos indígenas Direitos indígenas Fórum