Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO EM REDE

Gestores do Campus Natal-Zona Leste discutem colaboração entre os nove estados da região Nordeste

A ideia é expandir as ações que já existem por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Publicada em 28/11/2019 Atualizada há 1 ano

O evento com os gestores acontece até o dia 29 de novembro em Teresina/PI

Reportagem: Laurence Campos / Evandro Ferreira

Membros da equipe gestora do Campus Avançado Natal – Zona Leste participaram nesta semana de um encontro com entidades de ensino superior a distância do Nordeste. A ideia inicial é traçar um sistema de colaboração em rede entre os estados da região dentro das ações propostas pelo Consórcio Nordeste, criado em março deste ano para possibilitar parcerias nas áreas de educação, saúde e segurança pública entre os nove estados pertencentes ao bloco.

Durante a reunião, um acordo selado entre as Universidades e Institutos presentes definiu como primeiro passo que cada estado realizará reuniões junto às Secretarias Estaduais de Educação para a definição da contribuição de cada entidade de ensino. No caso do Campus Avançado Natal – Zona Leste, a ideia é aproveitar as ações que já existem por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para o professor José Roberto dos Santos, Diretor-Geral pro tempore do Campus Natal – Zona Leste, essas atividades são uma tendência no ensino EaD, mas o diferencial dessa vez é o trabalho integrado com os outros estados do Nordeste. “Nós já temos experiência de trabalho em rede em cursos ofertados pelo Campus e percebo que o Consórcio Nordeste se mostra como um canal aberto para o diálogo desse trabalho colaborativo. Esse é um diálogo inicial, mas acreditamos que pode render bons frutos”, afirma.

Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância

A reunião aconteceu em Teresina (PI), local onde também acontece o Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2019). Durante o evento, foram apresentados quatro artigos de professores do campus:

  • “O ensino de literatura na modalidade a distância: uma experiência do IFRN” (Marília Gonçalves Borges Silveira e João Batista de Morais Neto);
  • “A Política Nacional de Educação Inclusiva e a Educação A Distância: uma análise do AEE no ensino superior” (Júlia Morais de Lima, Thalita Cunha Motta e Cláudia Pereira de Lima Parente);
  • “Autoavaliação como possibilidade para educação a distância de um curso da Força Aérea Brasileira” (Aline Peroba Pitombeira e Patrícia Carla de Macedo Chagas Faria);
  • “Educação a distância como instrumento de inclusão para alunos privados de liberdade” (Edneide da Conceição Bezerra)

 

O XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) acontecem simultaneamente no período de 26 a 29 de novembro de 2019. O evento tem como objetivo a discussão sobre as responsabilidades e os desafios da EaD no país, com o propósito da sua consolidação e melhoria da qualidade do ensino.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas