InterInstitucional

Gestão da Reitoria faz visita ao Sebrae/RN

Comitiva discutiu possibilidade de parcerias entre os órgãos

Publicada em 25/11/2021 Atualizada há 1 ano

Aproximação busca viabilizar ações de empreendedorismo em conjunto

Na sexta-feira, 19 de novembro de 2021, uma comitiva de integrantes da gestão sistêmica do IFRN esteve na sede estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os objetivos da visita, a prospecção de parcerias e ações conjuntas de fomento ao Ensino, Extensão e Pesquisa. O grupo do IFRN era composto pelo reitor do Instituto, professor José Arnóbio Filho, e por Marcus Sampaio (representando a Pró-Reitoria de Extensão), Rafael Passos (pela Diretoria de Inovação Tecnológica), Francinaide Nascimento (pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação) e Paulo Filgueira, representando a Diretoria de Gestão de Assistência Estudantil, além do professor Hugo Manso, lotado no Campus Natal-Central e em cooperação técnica no Gabinete da Reitoria.

O grupo foi recebido por funcionários do Sebrae. Além de conhecerem a sede reformada do órgão, uma apresentação aconteceu na Sala de Reuniões da Diretoria. Ali foram descritas ações do Sebrae que têm relação direta com o fazer do IFRN. Após a apresentação, cada representante do Instituto demonstrou as áreas em que parcerias futuras poderão unir as duas instituições.

Segundo o reitor, “a partir dessa reunião, em que pudemos tomar conhecimento direto de diversos projetos exitosos do Sebrae, damos novos passos para uma aproximação ainda maior no sentido de viabilizar ações de empreendedorismo em conjunto. Pudemos, ainda, mostrar o que nossa instituição tem feito e começar a articulação para parcerias futuras, dentro da realidade do Sebrae e da nossa própria realidade, tão múltipla, diante da caracterização de nossas ofertas de curso”, disse o professor Arnóbio.

Relações estreitadas

Como complemento a essa fala, Marcus Sampaio disse que vê o estreitamento dessa relação com bons olhos, apontando duas áreas iniciais de diálogo: “A primeira delas é a questão das incubadoras, a qual o IFRN já dá apoio e suporte e pode ser ampliada e reestruturada a partir dessa junção de forças com o Sebrae. Outra possibilidade – apontada na reunião pelo professor Hugo Manso – se dá no sentido de haver estímulo às pequenas e médias empresas ligadas ao Sebrae na contratação de estudantes para vagas de estágio e jovem aprendiz”, pontuou. Para Francinaide Nascimento: "as relações entre IFRN e Sebrae têm sido profícuas em vários âmbitos e a prospecção de novas ações na pesquisa enriquecerá ambas instituições no âmbito da educação profissional”.

“É indiscutível o papel do IFRN na transformação social do Rio Grande do Norte. Verdadeiramente, a instituição estimula estudantes a serem cidadãos ao formá-los profissionais. E é essa a força que o Sebrae busca e a sociedade precisa”, declarou João Hélio Cavalcanti Júnior, diretor técnico do Sebrae/RN. Por fim, Arnóbio ainda destacou a contribuição do Sebrae quando o IFRN realizou campanha para doação de equipamentos que permitissem a estudantes o acesso ao Ensino Remoto Emergencial e boas expectativas: “Abre-se aqui mais uma ótima possibilidade de diálogo. Aproximar o IFRN do setor produtivo é algo muito significativo e, com as agências do Sebrae sediadas em várias cidades em que temos campi do Instituto Federal é um facilitador para que possamos atingir o objetivo de aprofundar as relações sociais da Escola, proporcionando mais atenção ao que anseia a sociedade e, junto a isso, dando ao povo potiguar uma resposta satisfatória quanto ao nosso fazer”.

extensao