Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MERCADO DE TRABALHO

Evento visa integrar mercado aos cursos do Instituto

Público alvo é formado por empresários potiguares

Publicada em 26/02/2013 Atualizada há 1 ano

A Pro-Reitoria de Extensão do IFRN está promovendo eventos em diversos campi do Instituto com o objetivo de mostrar para a sociedade, em especial aos empresários do Estado, o que o IFRN tem a oferecer em termos de jovens qualificados para o mercado de trabalho. No Campus Natal-Central, o I Simpósio de Extensão Tecnológica está acontecendo nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Auditório Pedro Silveira de Sá Leitão. Os encontros também acontecem, ao mesmo tempo, no Campus Mossoró e Currais Novos.

No evento de Natal, a manhã do primeiro dia é voltada aos empresários, que poderão se informar sobre os cursos oferecidos pelos campi Natal-Central, Cidade Alta, Zona Norte, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, João Câmara, Nova Cruz e Macau. 

Segundo o Diretor do Campus Natal Central, José Arnóbio de Araújo Filho, “É com grande satisfação que o Campus Natal Central recepciona a todos. Uma iniciativa como essa é fundamental para uma Instituição como a nossa. Cada vez mais, os nossos alunos podem compreender a dimensão de nossas ações e o mercado de trabalho também precisa entender a formação dessa casa de educação. Tudo aqui só tem sentido para o mercado absorver esses alunos. Digo o mesmo para o Pronatec e o Mulheres Mil. O investimento do governo federal só tem retorno quando esse pessoal vai para o mercado”.

Mercado que encontra na Instituição uma fonte seleta de profissionais qualificados nos mais diversos ramos de atuação “Nós temos como missão formar o profissional de maneira integral. O objetivo desse encontro é mostrar para o mercado que esse profissional que aqui nós formamos. Que esse simpósio seja uma semente de tudo o que nós realizamos e que ele repercuta para a sociedade norte-riograndense o que o mundo do trabalho tanto precisa. Nós formamos profissionais para esse mundo e temos certeza de que eles são diferenciados em virtude da grande base”, disse Lúcia Régia Lopes.

Segundo ela, o encontro é também uma ótima oportunidade dos empresários se informarem sobre os perfis dos profissionais formados pela  Instituição. "A ideia é que esse encontro estreite cada vez mais os laços de cada campus do IFRN com a comunidade e que os alunos formados por eles possam contribuir com o desenvolvimento de suas regiões”, complementou a Pró-Reitoria Régia Lúcia Lopes.

Regiões que se tornam áreas centrais, abrigando, a cada dia, novas sedes do IFRN. De acordo com o Reitor Belchior de Oliveira Rocha, que deixou mensagem audiovisual para o público, “Nossos câmpus estão espalhados por várias regiões do nosso estado. Formamos alunos altamente qualificados, tanto nos cursos técnicos quanto superiores. Além desses cursos, há o Pronatec que também disponibiliza profissionais pensantes para o desenvolvimento de sua empresa, do nosso estado e do nosso país”

Durante o evento, o reitor em exercício, professor Wyllys Farkatt, explanou sobre os cursos oferecidos nas mais diversas cidades que sediam os campi do Instituto. “Gostaríamos de mostrar as nossas potencialidades. Hoje, nós já passamos de 20.000 alunos, considerando só os cursos técnicos e superiores. Nós temos três grandes diretrizes na dimensão da formação: ensino, pesquisa e extensão. Além delas, outra diretriz essencial é essa inserção no mercado de trabalho do nosso RN, em sintonia com a demanda. Além dos cursos regulares, também ofertamos ainda os cursos à distância. A finalidade dos IFs é orientar sua oferta para a sociedade, em benefício da consolidação e fortalecimento do profissional, além de realizar e estimular a pesquisa aplicada, desenvolver programas de extensão e cursos nos mais diversos níveis e modalidades como: nível técnico médio, subsequente, superior, mestrado e pós-lato sensu”.

Na  programação da tarde do dia 26 e da manhã do dia 27 estão previstas apresentações e discussões de assuntos mais ligados aos estudantes e professores, como explicações sobre a Lei do Estágio e as oportunidades que a Instituição oferece em termos de projetos de extensão. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas