Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Estudantes do IFRN participam do Projeto Rondon

Ação acontece de 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023, na Bahia

Publicada em 26/01/2023 Atualizada há 1 ano

Estudantes compõem equipe denominada Operação Portal do Sertão.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através de oito estudantes e duas professoras, participa do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Os participantes, que fazem parte da comunidade acadêmica dos campi Natal - Central, Natal - Zona Norte, Cidade Alta e Currais novos, viajaram, no dia 26 de janeiro de 2023, para o distrito Maria Quitéria, localizado no município de Feira de Santana.

Os estudantes Gabriel Vieira da Silva, Bruna Larissa de Sousa Gomes, Chaiany Barbosa dos Santos, Natália Pinheiro Barros dos Santos, Bartonara Medeiros, Jéssyca Kadydja Pereira de Morais, Emiliano Targino Cavalcante e Silvia Helena Machado Cardoso, acompanhados e acompanhadas pelas professoras Sheyla Varela Lucena e Iaçonara Miranda de Albuquerque. Ao lado de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da Operação Portal do Sertão, o grupo de alunos e alunas contribuirá para o bem-estar social e a qualidade de vida da população local.

O estudante Emiliano Cavalcante, estudante do Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, no Campus Natal - Central, contou que atentou-se ao depoimento de pessoas que já participaram do Projeto Rondon e percebeu que todos relataram, ao fim das atividades, um grande ganho de experiências. “Quero muito passar tudo que aprendi na faculdade e, claro, sem sombra de dúvidas, viver novas experiências, conviver com novos costumes, novas pessoas”, afirmou.

 Projeto Rondon

Coordenado, administrado e realizado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon tem o objetivo de promover ações de capacitação e incentivar a cidadania nos estudantes participantes e o desenvolvimento social nas comunidades. As atividades da ação foram iniciadas em 1967 e foram até 1989. Em 2005, entretanto, a União Nacional dos Estudantes (UNE) solicitou que as atividades do projeto fossem reinicializadas. De 2005 a 2022, o Projeto Rondon realizou 87 operações, atuando em 1.272 municípios brasileiros. 

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas