Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

proex

Encontro discute ações da Extensão em 2021

Realizado no Campus Canguaretama, evento reuniu servidores que trabalha na área

Publicada em 28/12/2021 Atualizada há 1 ano

Encontro aconteceu em 13 e 14/12

Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2022, o Campus Canguaretama do IFRN sediou o Encontro dos Gestores da Extensão. Com participação de membros do Comitê de Extensão e servidores da Reitoria e 19 campi do Instituto, no primeiro dia do encontro foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão no ano de 2021, dentre elas a estruturação da equipe da Pró-Reitoria, a aprovação da Resolução 34/2021,que estabelece o Regimento Interno do Comitê de Extensão e o Seminário de proposta de minuta da Integração Curricular da Extensão, além de “Editais inéditos para fortalecimento das relações com o mundo do trabalho e internacionalização, captação de recursos externos (Chamada Pública Qualifica Mais Energif - com fomento de R$2 milhões - e Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania/Ifsol - com fomento de R$1 milhão), capacitações, melhorias nos módulos de extensão, criação de portfólio e flyers dos cursos para realização de visitas, I Simpósio de Internacionalização do IFRN, convênios e parcerias firmadas”, elencou Denise Momo, à frente da pasta.

De acordo a pró-reitora, no segundo dia gestoras e gestores da Extensão foram separados em eixos temáticos: Relações com o Mundo do Trabalho, Internacionalização e Programas e Convênios. Esses eixos estão diretamente relacionados à Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho (Asremt), Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) e da Assessoria de Programas e Convênios (Asproc) respectivamente, que são ligadas a Pró-Reitoria de Extensão.

Planejamento

Denise disse ainda que, na ocasião, foram elencadas as dificuldades enfrentadas e as potencialidades para cada um dos eixos. “Esses aspectos serão utilizados como base para o Planejamento 2022 da Proex e das demais coordenações de Extensão do IFRN. O levantamento das necessidades dos campi, conjuntamente com a Pró-Reitoria, irá contribuir na implementação de melhorias contínuas, seja nos processos, no fortalecimento dos recursos humanos e financeiros, na divulgação das ações, na captação de recursos, nos eventos sistêmicos, nos espaços de discussão da extensão, nas capacitações de servidores e discentes e na retomada das publicações na Revista Diálogos de Extensão”, complementou a gestora.

Como resultado e encaminhamento do Encontro, as demandas dos campi foram reunidas na denominada “Carta de Extensão do Encontro de Gestores do IFRN 2021”, que contém as diretrizes para o planejamento da área. Por fim, Denise ressaltou que “É um grande orgulho saber que a Extensão é viva e pulsante em nossos campi e que durante o ano de 2022 teremos grandes desafios pela frente. Com o apoio das coordenações, dos servidores e discentes envolvidos e com o apoio de toda comunidade do IFRN teremos um ano de grandes conquistas e realizações", finalizou.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas