"Conhecendo o Campus": projeto recebe estudantes no Campus Nova Cruz

Iniciativa já ultrapassou 700 visitas só em 2022

Publicada em 23/06/2022 Atualizada há 1 ano

Estudantes da Escola Presidente Café Filho, da cidade de Brejinho, após a visita

Coordenada pela servidora Anna Karina Trindade, uma iniciativa realizada no Campus Nova Cruz tem movimentado o Agreste do Rio Grande do Norte e até a Paraíba. Trata-se do projeto “Conhecendo o Campus”, que recebe estudantes de escolas da Região para apresentar cursos ofertados pela Instituição, passar informações de processos seletivos do IFRN e sobre os vários programas de assistência estudantil ofertados a estudantes.

“Somente nos meses de maio e junho, recebemos 20 escolas de 10 cidades, incluindo Logradouro e Jacaraú, localizadas na Paraíba, onde alunos dos 8º e 9º anos puderam conhecer o Campus Nova Cruz”, disse Anna Karina.

Estrutura e identificação

"Nossa ida ao IFRN foi bastante proveitosa, pois conheci pessoas que nos atenderam bem, recebi várias informações sobre os cursos e me identifiquei muito na área de informática". Essa é a impressão que a visita à instituição causou em José Gleyson Lima, que estuda na Escola Municipal Manoel João Barbosa, situada em Logradouro, na Paraíba. Da mesma escola, Maria Araújo diz que a experiência no projeto foi melhor do que imaginara: “Eu não tinha ideia de qual curso eu gostaria e, embora os outros dois cursos sejam interessantes, me interessei muito com Informática, já que gosto muito dessa área. Além disso, percebi que no IF, as oportunidades são maiores, são interessantes e a educação é realmente maravilhosa”, disse.

Segundo levantamento de Anna Karina, 689 estudantes e 66 docentes das 20 escolas estiveram no Campus Nova Cruz, conhecendo a estrutura dos laboratórios, salas de aula, biblioteca e parque desportivo. “Até o final de julho mais escolas passarão pelo projeto. Estimamos outros 200 alunos visitando o Instituto”, disse ela

Incentivos

Anna informa que 50 estudantes do Campus Nova Cruz integram o projeto, apresentando seus cursos e passando para o público visitante as vantagens ser IFRN. É o caso de Eloiza Marcelino, do 2º ano do curso de Administração: “Participar do projeto é incrível. Além de conhecer pessoas maravilhosas durante cada apresentação, firmamos laços, amizades e transferimos um pouco do conhecimento que temos. É uma experiência extraordinária", declarou.

"Esse projeto tem o intuito de dar um incentivo a mais aos alunos de outras escolas que não conhecem o IFRN, mas ele também ajuda nossos discentes a falar em público e perder a timidez, já que são eles mesmos que apresentam seus cursos. Temos relatos de alunos nossos que consideram a passagem pelo projeto como um divisor de águas. Esse ano queremos atingir o número de 1000 alunos nos visitando", finalizou Anna Karina, que também é coordenadora de Extensão do Campus.

extensao