Comitê gestor discute a oferta de cursos no âmbito do Pronatec

Coordenadores garantiram a continuidade dos cursos em andamento

Publicada em 15/06/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria do IFRN

O Comitê Gestor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) se reuniu na tarde de hoje (15), no gabinete da Reitoria do IFRN, para discutir a oferta de cursos no âmbito do Programa. Estavam presentes à reunião, além do reitor do Instituto, professor Wyllys Farkatt Tabosa, o coordenador geral do Pronatec na Instituição, professor Otávio Tavares; o coordenador adjunto, Rodrigo Riccelly; a pró-reitora de Extensão, Régia Lopes; o pró-reitor de Ensino, Agamenon Tavares; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo; o pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso, e o assessor de Suporte Organizacional do IFRN, Francisco das Chagas Mariz.

Durante o encontro, foi informado pelos coordenadores geral e adjunto que estão garantidos o andamento e a conclusão das turmas ofertadas hoje no IFRN, inclusive o pagamento das bolsas aos servidores atuantes e aos alunos matriculados. Até julho, o Campus Caicó deve concluir 2 turmas do Pronatec Bolsa Formação: Desenhista de Moda e Reciclador. Cada uma delas atende a 20 estudantes. Já os campi Natal-Central e Mossoró devem formar até abril do próximo ano 4 turmas de Pronatec Aprendiz, que atendem, no total, 120 alunos.

A continuidade do Programa, no entanto, está sob avaliação. "Temos estudos que nos mostram uma demanda de 5 mil estudantes a serem atendidos em todo estado", disse o coordenador geral do Pronatec. No entanto, o sistema nacional de gestão do Programa não abriu o cadastro de novas turmas. "Sabemos da necessidade do nosso estado de qualificação profissional e temos interesse de continuar com a oferta do Pronatec. Para isso, precisamos aguardar as definições quanto aos recursos destinados nacionalmente à ação", declarou o reitor do IFRN.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

extensao