Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Coen

Comitê de Ensino decide pela manutenção da análise do histórico escolar

Editais vão receber as atualizações necessárias para a execução dos processos seletivos

Publicada em 29/12/2020 Atualizada há 1 ano

O Comitê de Ensino do IFRN (Coen) se reuniu na tarde de hoje (29) para debater sobre a execução dos processos seletivos dos cursos técnicos. Após ampla discussão realizada entre os integrantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), diretores acadêmicos dos campi, representantes do Comitê Covid-19 IFRN e da Assessoria de Comunicação Social e Eventos, o grupo decidiu pela manutenção da análise do histórico escolar dos estudantes como critério de seleção. Com isso, as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio foram retomadas.

Os dados sobre ocupação de leitos e taxa de transmissão da Covid-19 apresentaram um cenário instável para a realização das provas. Para subsidiar a decisão, foi apresentado o levantamento das formas de seleção adotadas neste momento na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O diretor acadêmico do Campus Ceará-Mirim, professor Gustavo Villela, mostrou que, dos 38 Institutos Federais do país, 20 optaram pela análise de currículo, 9 por sorteio e  8 ainda não decidiram.

Após a exposição dos dados e dos argumentos, 19 dos 27 participantes da reunião decidiram por manter análise do histórico como critério de seleção. O pró-reitor de Ensino, professor Dante Moura, destacou que não é a situação ideal, mas, diante da análise realizada pelo grupo, a que traz menos impactos negativos à sociedade. "Não há intenção da Instituição alterar as formas de seleção futuras. A mudança é momentânea e decorrente da situação excepcional de pandemia na qual nos encontramos", destacou. 

Mesmo com a manutenção do critério de seleção, serão necessárias alterações nos editais publicados em novembro de 2020. A Coordenação de Acesso Discente (Cadis) identificou problemas que precisam ser corrigidos para a plena execução do processo seletivo. Até o dia 11 de janeiro as retificações serão publicadas, o que não vai interferir na forma de inscrição. Os interessados nos cursos técnicos integrados, ProEJA e subsequentes ao ensino médio do IFRN devem se inscrever até o dia 22 de janeiro, através do site processoseletivo.ifrn.edu.br

A reunião foi transmitida ao vivo e pode ser conferida na íntegra no canal do YouTube IFRN Oficial.

ACESSE:

Edital 29/2020 - Exame de Seleção (cursos técnicos integrados ao ensino médio)

Edital 30/2020 - Cursos Técnicos Subsequentes

Edital 31/2020 - Cursos Técnico Integrados ProEJA

Faça a sua inscrição