Colégio de Dirigentes do IFRN discute desafios e perspectivas para o futuro

Orçamento, Intercâmbio e Educação a Distância foram debatidos durante os encontros nos campi Caicó e Jucurutu

Publicada por Ester Macedo em 21/06/2024 Atualizada há 6 dias

O Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou uma reunião entre os dias 19 e 21 de junho, nos campi Caicó e Jucurutu. Na pauta estavam temas como orçamento, avaliações de intercâmbio e a institucionalização da Educação a Distância (EaD), entre outros assuntos.

O evento contou com a participação de gestores sistêmicos, diretores gerais e do reitor, professor José Arnóbio. No primeiro dia, em Jucurutu, também ocorreu a apresentação da Filarmônica do curso de extensão, coordenado pelo professor João Moreno.

Codir reunião 19/06

Pautas

Os relatos e análises sobre o intercâmbio para estudantes do ensino médio integrado foram apresentados pela pró-reitora de Extensão, Samira Delgado; pelo diretor de Internacionalização, Samuel Lima; pelo assessor de Política Linguística, Bruno Rafael; e pela assessora de Processos Internacionais, Maraísa Alves, destacando o edital que enviou 20 estudantes para a Colômbia neste semestre.

Também ocorreu uma oficina sobre o curso "Cadeia de Valor do IFRN", parte do projeto "Arquitetura e Modelagem de Processos do IFRN". O curso teve como objetivo modelar os processos do instituto para auxiliar na implementação da gestão de processos institucionais, sendo ministrado por uma equipe de cinco professores de Engenharia de Produção do Campus São Gonçalo do Amarante.

Na ocasião, a diretora de Comunicação Institucional do Instituto, Clara Bezerra, apresentou a proposta para a celebração do aniversário da instituição, que ocorrerá em 23 de setembro. Os campi e a reitoria planejam realizar 115 ações para marcar a trajetória do Instituto, culminando em um evento social com homenagens.

Logo após, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônia Silva, discutiu a atualização da distribuição orçamentária em função dos novos aportes financeiros do Governo Federal, considerando o calendário da reserva técnica.

A pró-reitora de Ensino, Anna Catharina Dantas, apresentou um diagnóstico sobre o atual número de estudantes com necessidades específicas nos campi e a demanda por atendimento pelos Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes). A gestora também projetou a necessidade de profissionais para atender esses alunos, incluindo psicopedagogos, intérpretes de Libras, leitores-transcritores em Português, transcritores em Braille, assistentes educacionais inclusivos e cuidadores.

Houve, ainda, um debate sobre a distribuição do banco de professores equivalentes. “Essa reunião evidencia a seriedade e o aprimoramento do trabalho realizado pelo IFRN, com a melhoria da gestão dos nossos processos e os resultados alcançados com a internacionalização, o Napne e as discussões sobre educação a distância", destacou o reitor, José Arnóbio.

IFRN
Codir