Lajes

Campus sedia 1º Simpósio de Internacionalização do IFRN

O Simpósio teve o objetivo de fortalecer as ações de internacionalização por meio do intercâmbio de conhecimentos e relatos de experiências

Publicada em 27/09/2021 Atualizada há 1 ano

Evento "apontou caminhos para a formação acadêmica e profissional"

Nos dias 21 e 22 de setembro, o Campus Avançado Lajes, com apoio da Assessoria de Extensão e Internacionalização (Aseri) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), sediou a primeira edição do Simpósio de Internacionalização do IFRN: caminhos da internacionalização para a formação acadêmica e profissional. O evento foi transmitido pelo canal IFRN Oficial no YouTube.

Em sua abertura, o evento contou com a participação dos pró-reitores de Pesquisa e Inovação, o professor Avelino Aldo de Lima Neto, a pró-reitora de Extensão, professora Denise Cristina Momo, na ocasião representando o reitor, professor José Arnóbio de Araújo Filho e a professora Luanna Melo Alves, representado o assessor de extensão e internacionalização, o professor Samuel de Carvalho Lima; pelo Campus Lajes, o diretor-geral, professor André Luiz Rodrigues Bezerra, e o professor Ermerson de Oliveira Capistrano, diretor Acadêmico.

Intercâmbio

O Simpósio teve o objetivo de fortalecer as ações de internacionalização por meio do intercâmbio de conhecimentos e relatos de experiências de servidores e estudantes do Curso Técnico Integrado em Administração do Campus Lajes, além de egressos do IFRN e docentes de outras instituições. Nas mesas redondas e roda de conversa foram apresentados diálogos pautados no âmbito da pesquisa e outras atividades acadêmicas nas áreas de Educação, Ensino-aprendizagem de línguas adicionais, Informática e Administração.

A palestra de abertura, proferida pelo professor Alex Egido (da Universidade Estadual de Londrina), convidou a refletir sobre a perspectiva de olharmos para o Sul global e à desconstrução de ideias hegemônicas sobre o que é internacionalizar, quando e de onde isso pode ser feito.

Na abertura e encerramento do evento contou-se com apresentações artísticas com músicas instrumentais e interpretações de variados estilos que encantam mundo afora, de músicas consagradas na voz da cantora francesa Edith Piaf aos estilos musicais de nossas festas juninas. Estes dois momentos foram organizados pela professora de Artes do Campus, professora Larissa Caroline Oliveira de Paiva Rodrigues.

Para a professora Samara Freitas Oliveira, assessora de internacionalização do Campus Lajes, “o Simpósio foi exitoso, pois apontou caminhos para a formação acadêmica e profissional de sujeitos. Acredito que nas próximas edições possamos conhecer outras iniciativas de internacionalização em curso no IFRN.”

O professor André Luiz Rodrigues Bezerra, diretor-geral do Campus Lajes, ressaltou que “Poder ser o Campus organizador e promotor do I Simpósio de Internacionalização do IFRN foi, sem dúvidas, um privilégio. Nos orgulha muito perceber a excelência da fala dos profissionais e alunos reunidos pelo evento para dar ao público, que participou de forma entusiasmada e ativa, um olhar ampliado sobre as paisagens da Internacionalização em que o IFRN atua, expandindo o alcance de sua formação e produção para além dos limites nacionais".

Candidaturas

Por último, as professoras Luanna Melo Alves e Samara Freitas Oliveira, que compõem a comissão central do evento, fizeram um sorteio ao vivo, por meio de um site de sorteios virtuais. Através de formulário online, três assessores de internacionalização apresentaram candidaturas de seus respectivos campi a sediar a próxima edição do evento no ano de 2022.

O Campus sorteado foi São Gonçalo do Amarante. Sua diretora Geral, a pedagoga Luísa de Marilac de Castro Leite, expressou a sua satisfação em sediar o evento no próximo ano. “O Campus São Gonçalo do Amarante sente-se honrado em sediar o evento que favorece o fortalecimento das ações das políticas de internacionalização do IFRN, através das partilhas de conhecimentos e da ampliação de discussões sobre o desenvolvimento humano, integrando a gestão, a extensão, a pesquisa e o ensino.

A assessora de internacionalização daquela unidade, a professora Mylenna Vieira Cacho, também comentou sobre o momento: “O Campus São Gonçalo do Amarante, em 2022, será o local do diálogo das vozes sobre a internacionalização, possibilitando ao IFRN visibilidade para novas parcerias e consolidação das já existentes.”.

Seguem links dos dois dias de evento:

Primeiro dia

Segundo dia