Viver com dignidade

Campus São Paulo do Potengi lança projeto voltado para a terceira idade

O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de idosos da região

Publicada em 05/06/2014 Atualizada há 1 ano

Comunidade local prestigiou a cerimônia de lançamento

Em cerimônia transcorrida na manhã desta quarta-feira (4), o Campus São Paulo do Potengi do IFRN lançou seu primeiro Projeto de Extensão. Intitulado “Viver com Dignidade” e destinado à melhoria na qualidade de vida dos idosos do município, a iniciativa tem coordenação da professora Elizabete Aquino.

O projeto conta com a parceria da Prefeitura de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação, Assistência Social e Cidadania, e pretende integrar idosos do município utilizando práticas corporais e de socialização. Ao todo são trinta e dois participantes, com idade entre 60 e 80 anos.

Além de professores, técnicos-administrativos e estudantes do Campus, compareceram à cerimônia secretários municipais, como a secretária de Trabalho, Habitação, Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de São Paulo do Potengi, Maria Vênus Cavalcante de Araújo, representando o prefeito da cidade, e integrantes da comunidade local.

Após as falas iniciais das autoridades presentes, o projeto “Viver com Dignidade” foi apresentado à comunidade pela professora Elizabete, que destacou o apoio da Diretoria do Campus e a colaboração dos bolsistas Paulo Roberto e Jéssica Lorrayn, além da contribuição da professora Ulissandra Ribeiro, de Química.

Após a explanação da professora Elizabete, seguiu-se uma série de apresentações culturais. O grupo "Vida Saudável na Melhor Idade", criado no Campus João Câmara do IFRN e também formado por idosos, apresentou uma encenação teatral, abordando as contribuições do projeto para o dia a dia de suas vidas. Na sequência, o grupo de dança “Arte, Som e Movimento”, de São Paulo do Potengi, fez uma homenagem ao sertão, destacando a música de Luiz Gonzaga. Essa apresentação, contudo, foi abrilhantada pela participação de Antônio Barrinha. Integrante do projeto “Viver com Dignidade”, Barrinha, artista cego, tocou pandeiro e realejo, ao mesmo tempo, animando o público presente.

O Projeto "Viver com dignidade"

Selecionada pelo Edital de extensão nº 1/2014 do Campus São Paulo do Potengi, a iniciativa já deu seus primeiros passos: na semana que antecedeu o lançamento oficial, os primeiros integrantes se reuniram na sala de videoconferência do prédio-sede do Campus, quando foram apresentados uns aos outros e conheceram as instalações da Escola. Um deles foi o senhor Miguel. Viúvo há oito meses e pai de três filhas, o agricultor aposentado falou da satisfação pela oportunidade de ser parte do grupo e se mostrou animado durante as dinâmicas realizadas.

"Considero ímpar a oportunidade de poder desenvolver o trabalho também com a comunidade do Potengi, visto que já participei de projetos afins em outras instituições (privadas e públicas) em que trabalhei. Espero que o projeto possa contribuir com essa comunidade, ampliando o olhar sobre o envelhecer com dignidade.”

Com atividades como consciência corporal, dança, natação, hidroginástica, ginástica, pilates, artes, palestras educativas, oficina de sabão e letramento, o “Viver com Dignidade” se designa como alternativa de projeto de vida aos mais velhos. A intenção é conscientizar os integrantes do grupo de que eles são capazes de planejar, produzir e reorganizar suas vidas. Para Elizabete, é uma forma de eles “se reconhecerem como partícipes da sociedade, espaço onde o invisível possa alcançar de forma plena a sua visibilidade”.

Realizadas às terças e quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, as atividades do projeto “Viver com Dignidade” poderão ser acompanhadas via internet, com fotos e vídeos, através da página do IFRN na internet e pelo Facebook

extensao