EXPOTEC

Campus São Paulo do Potengi abre inscrições para concurso de poemas

Concurso é voltado a estudantes de escolas de Educação Básica e seus professores orientadores

Publicada em 12/12/2016 Atualizada há 12 meses

Estão abertas as inscrições para o concurso de poemas promovido pelo Campus São Paulo do Potengi durante a primeira edição da  Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (I Expotec) da Instituição, que vai acontece de 6 a 8 de março de 2017. O concurso é voltado a estudantes de escolas de Educação Básica e seus professores orientadores.

Intitulado 'Há poesia na cidade sustentável', o concurso é dividido em três categorias, de acordo com os níveis de ensino da Educação Básica:  Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Para concorrer, o estudante deve produzir um poema acerca da temática proposta na I EXPOTEC (Cidades sustentáveis: desafios científicos e tecnológicos), preencher a ficha de inscrição, disponível em link ao final deste texto e ter um professor orientador, que deverá encaminhar o poema e as demais informações da ficha de inscrição para o e-mail expotec.spp@ifrn.edu.br. O prazo de evnio vai desta quarta-feira (16) até as 23h59 do dia 23 de dezembro.

Na produção, o candidato deve considerar o conteúdo temático (Cidades sustentáveis: desafios científicos e tecnológicos), a estrutura composicional (título, versos, estrofes) e o estilo (escolhas linguísticas, efeitos sonoros, rimas).

Quanto à formatação, o poema deve estar digitado em uma folha A4, margens 3cm, fonte Times New Roman, 12, não exceder o limite de tamanho de uma lauda e estar no formato PDF.

Os critérios de avaliação utilizados para definir os vencedores vão ser focalização da temática do evento, adequação ao gênero poema, marcas de autoria e convenções da escrita para esse gênero.

Os objetivos do concurso são estimular a produção textual no gênero poema; resgatar observações, conhecimentos e sentimentos sobre a cidade, numa perspectiva sustentável diante dos desafios científicos e tecnológicos; possibilitar um olhar novo e original sobre a cidade a partir do tema; além de fortalecer conceitos relativos à produção de poemas: atendimento ao tema proposto, adequação ao gênero (sonoridade, rimas e seleção lexical), marcas de autoria, observância das convenções de escrita da língua portuguesa.

O poema vencedor vai ser exposto e lido na I Expotec do Campus São Paulo do Potengi e os autores vencedores vão ter uma premiação surpresa.

Confira o edital e a ficha de inscrição:

Ficha de inscrição

extensao