Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Campus Santa Cruz realiza VII Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão
Extensão

Campus Santa Cruz realiza VII Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão

04/11/2022 - O evento acontecerá no período de 16 a 18 de novembro

Campus Santa Cruz realiza VII Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão

A programação da Jordai é composta por mesas-redondas, palestras e oficinas e minicursos.

O Campus Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza, no período de 16 a 18 de novembro, a VII Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão (Jordai). O evento faz parte do projeto de Extensão “Capacitar para Incluir” e este ano retorna ao formato presencial. 

A Jordai surgiu em 2015, fruto de discussões promovidas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Santa Cruz, junto a núcleos de acessibilidade e a setores da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN), a fim de atender uma demanda regional no campo do processo educacional inclusivo das pessoas com deficiências;  se configurando como um evento de caráter formativo, mobilizador de atividades reflexivas e viabilizador de ações propositivas no campo da acessibilidade e inclusão.

O tema da edição deste ano é “Entre fios e tear: do conceito à prática pela promoção de uma educação inclusiva”. A temática surgiu da discussão entre os componentes da comissão organizadora da VII Jordai, sobre da importância de se refletir acerca dos elementos (fios) que compõem o processo (tear) de/para uma educação inclusiva, fomentado principalmente pela concepção conceitual acerca da deficiência, e sua reverberação na interface traçada entre teoria e prática no contexto educacional inclusivo.

A programação da Jordai é composta por mesas-redondas, palestras e oficinas e minicursos, ministrados por pesquisadores e estudiosos da área, além de apresentações artísticas e exposições de materiais produzidos pelos programas e projetos de extensão do Campus Santa Cruz.  

Com a retomada da presencialidade, a organização do evento espera que a VII Jordai seja, como tem sido ao longo das seis edições, um evento formativo, reflexivo, provocativo e fomentador de ideias e ações inclusivas; além de um momento de reencontros, interações, partilhamentos e construções de parcerias, visando a confecção de fios consistentes para a promoção de um tear cada vez mais inclusivo no ambiente educacional.

A expectativa é que, assim como nas Jornadas anteriores, o evento tenha a participação de um público bastante diversificado, como alunos, docentes, familiares e a comunidade em geral, com um objetivo comum de compartilhar e construir conhecimento a respeito da acessibilidade e inclusão, em especial no âmbito escolar.

Para participar da VII Jordai, realizada pelo Campus Santa Cruz, basta acessar o endereço eletrônico disponibilizado e fazer a inscrição no evento. É importante lembrar que é necessário confirmar a inscrição nas atividades específicas que serão realizadas durante os três dias da Jordai.

Acesse

Inscrição

Ações do documento

Página em carregamento