Campus Pau dos Ferros vence Prêmio Arte na Escola Cidadã 2020

Projeto de Artes Cênicas com estudantes do Ensino Médio ficou em 1º lugar no Brasil

Publicada em 01/12/2020 Atualizada há 1 ano

Momento em que a coordenação nacional do Prêmio anuncia o projeto como vencedor

O projeto “Artes Cênicas: pulando o Muro da Escola”, desenvolvido no Campus Pau dos Ferros do IFRN, obteve o 1° lugar  nacional na categoria Ensino Médio no "XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã”. O trabalho, de autoria do professor Emanuel Alves Leite, da disciplina Artes, era uma dos 20 finalista do prêmio, que recebeu 1.200 projetos de docentes de todo o Brasil.

Anualmente, o Prêmio mapeia projetos de todas as regiões do país nas áreas de música, teatro, artes visuais e/ou dança. Após etapas eliminatórias, é realizada a premiação dos melhores trabalhos com potencial transformador nas categorias Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).A divulgação dos vencedores foi realizada na noite da última quarta-feira (25), ao vivo, pelo Canal do Prêmio no YouTube.

O projeto

O projeto foi desenvolvido em 2019 com o objetivo de unir conteúdos teóricos e práticos no campo das artes cênicas, além das questões problemáticas apontadas pelos alunos partindo do seguinte questionamento: “o que você gostaria de falar em discurso que poderia ser transformado em obras arte?”.

Para o professor Emanuel, as ações devem ultrapassar os muros da escola: “Nesse percurso artístico/pedagógico, teórico e prático, construímos e construiremos ações performáticas apresentadas dentro e fora do espaço escolar, além de edição de vídeosperformances - que 'pularam o muro' da escola através da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), fazendo uso da internet como ferramenta de auxílio para produção, discussão e desenvolvimento estético dos trabalhos artísticos desenvolvidos no Campus - e serão exibidas em eventos da Instituição”, detalhou.

O vencedor do prêmio disse reconheceu a importância da participação de estudantes e da Instituição: "O maior de todos os agradecimentos vai para nossos fantásticos alunos, meu trabalho existe com vocês e para vocês. Obrigado ao Campus Pau dos Ferros do IFRN, professores parceiros de ação, e cada um envolvido no projeto", agradece o professor.

"Hoje comprovamos que nosso povo é forte, potente e produzimos arte 'como ninguém' quando potencializados. São vozes de luta e protagonismo juvenil, eles querem falar, questionar, mudar! Esse prêmio comprova a importância e a necessidade de nossos IFs espalhados pelo interior do estado, eles mudam pensamentos, constroem conhecimentos de conteúdos, apresentam mundos, mudam a vida de nossos alunos, a nossa vida", finalizou o professor Emanuel.

Resultado do XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã

Transmissão da premiação (Projeto está anunciado no tempo 45min)

Momentos do Projeto nas ruas da cidade de Pau dos Ferros

Canal do Professor no YouTube com mais detalhes sobre o Projeto