EVENTO

Campus Apodi promove palestra sobre a relação do Nim com a criação de abelhas sociais no Semiárido

O evento online acontece hoje (14/10), às 19h30, no canal do YouTube do Campus

Publicada em 14/10/2021 Atualizada há 1 ano

Evento acontece a partir das 19h30 pelo YouTube

O Nim ou Neem indiano (Azadirachta indica A. Juss) é uma planta de origem asiática, pertencente à família Meliaceae que foi introduzida no semiárido do Nordeste brasileiro entre as décadas de 1990 e 2000. Devido ao seu rápido crescimento e ao fato curioso de permanecer verde durante todo o ano, inclusive na seca, a planta se popularizou e foi amplamente utilizada para a arborização de zonas urbanas e rurais.

A planta de Nim, se bem conduzida, vai contribuir com a diversidade de espécies recomendadas para auxiliar na sustentabilidade dos Sistemas de Produção Agrícola e Sistemas Agroflorestais (SAFs) ou Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) a serem implantados em regiões semiáridas, onde esta espécie trará vários benefícios para o sistema e para as famílias.

Devido ao rápido crescimento, destaca-se o Nim como um grande produtor de lenha, estacas e madeira de obra, que pode ser utilizado tanto na propriedade como também contribuir na renda das famílias.

Árvore do século 21

A árvore do Nim, chamada pela Organização das Nações Unidas de “árvore do século 21”, é conhecida pelas suas contribuições para a agricultura sustentável, assim como pelas suas aplicações no setor da medicina, farmacêutica e cosmética em todo o mundo.

Diante disso, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) quer difundir e contribuir com a discussão sobre os múltiplos usos do Nim, em especial na apicultura e meliponicultura sustentável na região semiárida.

Evento

Nesta quinta-feira (14/10), o Campus Apodi realizará a palestra técnica "O Nim e sua relação com a criação de abelhas sociais (apis e meliponas) no Semiárido", ministrada pelo professor Dr. José Everton Alves, da Universidade Vale do Acaraú, e com a participação do Dr. Daniel Pereira Santiago, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A palestra será transmitida de forma virtual a partir das 19h30 pelo YouTube, no Canal IFRN Apodi. Interessados podem se inscrever no evento através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), por onde receberão certificado de participação.

Acesse

Inscrições pelo Suap