CAMPUS NATAL-CIDADE ALTA

Bloco Folia de Rua anima o carnaval 2016 na capital potiguar

Lançamento do bloco acontece segunda (11) e o cortejo sai às ruas no dia 4 de fevereiro

Publicada em 08/01/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Nascido de uma parceria entre o grupo Folia de Rua Potiguar e professores, técnicos e estudantes do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN, o Bloco Folia de Rua sai em cortejo carnavalesco no dia 4 de fevereiro, com concentração às 18h no Espaço Cultural Ruy Pereira dos Santos, ao lado do Campus. O lançamento oficial do Bloco ocorre nesta segunda-feira (11), às 19h, também no Campus Natal-Cidade Alta. No mesmo dia, será realizado o vernissage da exposição 15 Anos de Folia, na Galeria da Instituição, em celebração aos 15 anos do grupo musical Folia de Rua Potiguar.

O envolvimento por parte da equipe do Campus Natal-Cidade Alta é, em especial, dos professores e estudantes da disciplina Organização de Eventos e Legislação Esportiva, do curso superior de Gestão Desportiva e de Lazer, e dos técnicos-administrativos da Coordenação de Extensão da Instituição. Em 2016, a organização do Bloco recebe o suporte do EXECULT – Núcleo de Prática Profissional em Cultura, Turismo e Lazer do Campus e de estudantes dos cursos técnicos em Eventos e Guia de Turismo. A equipe espera levar, pelo menos, 350 pessoas às ruas em seu segundo ano.

O Bloco Folia de Rua Potiguar estreou em 2015 levando cerca de 200 pessoas às ruas com a proposta de fazer um carnaval que disseminasse manifestações, folguedos e personagens da cultura popular norte-rio-grandense. “Nosso principal intuito era o é de contagiar as pessoas com nossa folia e contribuir com o enriquecimento do carnaval local por meio da produção e da difusão de ritmos percussivos característicos da cultura potiguar, como aqueles oriundos do Côco-de-Zambê, Bambelô e Congos de Calçola, de origem afro-brasileira; dos Auto dos Caboclinhos de Ceará-Mirim e dos Potiguares, de origem indígena; e do Auto do Boi Calemba, de origem portuguesa”, explica o música responsável pelo grupo Folia de Rua Potiguar e um dos coordenadores do Bloco, Jorge Santos.

“Em meio às manifestações carnavalescas do Frevo em Pernambuco, do Axé na Bahia e do Samba no Rio de Janeiro e de uma suposta falta de clareza do que é, histórica e culturalmente, marcante na música popular do Rio Grande Norte, o Bloco Folia de Rua Potiguar traz uma proposta compromissada com a dimensão lúdica carvanalesca do lazer e do entretenimento, sem perder de vista a necessidade de ampliação de visibilidade da cultura local e do fortalecimento da identidade potiguar. Além dessa dimensão cultural, que já é pedagógica, a produção do bloco propicia a integração da teoria e prática na formação profissional dos nossos estudantes nas áreas da cultura e do lazer. Por isso, não poderíamos deixar de abraçar essa iniciativa”, explica Víctor Varela, coordenador do EXECULT e um dos coordenadores do Bloco.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Bloco Folia de Rua em 2016 contará com ensaios abertos e gratuitos, com a apresentação da Escola Malandros do Samba na concentração do evento, no dia 4 de fevereiro, às 18h, concurso de fantasia e um cortejo com o grupo Folia de Rua Potiguar do Espaço Cultural Ruy Pereira dos Santos até o Largo do Atheneu. Este ano o Bloco contará com duas novidades: o enriquecimento estético a partir da diversidade de alegorias e personagens das manifestações da cultura popular, a exemplo do boi, das burrinhas e do Jaraguá, produzidas em parceria com o CAPS Leste e de sua arte-terapeuta e artista plástica Graça Abrantes e a comercialização opcional do abadá do Bloco.

Acesse:

Evento Bloco Folia de Rua Potiguar