Campus Caicó

Alunos do IFRN conquistam medalha de bronze em feira nos EUA

O Projeto Samanaú foi premiado no I-Sweep, voltado aos melhores trabalhos de caráter sustentável

Publicada em 10/05/2014 Atualizada há 12 meses

Alunos responsáveis pelo projeto destacam as medalhas recebidas.

O Projeto Samanaú - rede de coleta de dados sem fio, desenvolvido por alunos do Campus Caicó com orientação de professores do Instituto, conquistou medalha de bronze no International Sustainable World Project Olympiad (I-Sweep), edição 2014. O evento aconteceu de 28 de abril a 4 de maio, em Houston, nos Estados Unidos. A participação na olimpíada internacional foi resultado de classificação obtida na edição 2013 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP) e considerada uma das maiores da área no Brasil.

O I-Sweep é uma feira que reúne os melhores projetos de caráter ambiental e sustentável do mundo, desenvolvidos por alunos do ensino médio. A edição deste ano contou com a participação de 66 países, 365 projetos e 550 estudantes. Representaram o Projeto Samanaú no evento os alunos Felipe de Oliveira Lúcio Tavares e Anderson Manoel de Azevedo Pereira, do IFRN Câmpus Caicó, acompanhados pelos professores orientadores Moisés Souto e Max Silveira.

SAMANAÚ

O Projeto Samanaú é desenvolvido no Centro de Competências em Software Livre (CCSL) do IFRN e consiste na coleta de dados meteorológicos de forma flexível, sustentável, com baixo custo e alta resolução. A principal característica é o baixo custo final de aquisição, que permite uma utilização em larga escala com a possibilidade de adquirir dados em alta resolução.

CCSL

O CCSL é um grupo de pesquisa que visa à convergência entre pesquisa, extensão, desenvolvimento colaborativo de software, consultoria e treinamentos com excelência em software livre. Em 2014, o projeto Samanaú.sat, também desenvolvido no Centro por alunos e professores do Campus Caicó, conquistou na Febrace o Prêmio Internacional da American Meteorological Society, Outstanding Achievement, o Prêmio Space Camp 2015 e o Prêmio Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências - FETEC Mato Grosso do Sul.

Conheça mais sobre o Projeto Samanaú assistindo à matéria especial do IFRN em Pauta sobre o Projeto e à entrevista com o professor Moisés Souto.

extensao