Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Macau

Aluno do IFRN é premiado em maior evento técnico-científico do Nordeste

Francisco Iuri conquistou o 1º lugar no PECNordeste, categoria ‘Aquicultura e Pesca’

Publicada em 26/06/2019 Atualizada há 12 meses

Os alunos Francisco Iuri e Emerson Seltom apresentaram o projeto intitulado: “O consumo de pescado pela comunidade do Campus Macau do IFRN”

Considerado o maior evento técnico-científico da região, o 23º Seminário Nordestino de Pecuária (PECnordeste) premiou, em 1º lugar, o estudante do Curso Técnico Integrado de Recursos Pesqueiros do Campus Macau do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Francisco Iuri, na categoria ‘Aquicultura e Pesca’. Na edição, realizada na cidade de Fortaleza-CE, o evento abordou o tema ‘Tecnologia e inovação para uma pecuária competitiva’ e reuniu mais de 30 mil pessoas, entre produtores, pesquisadores e estudantes, totalizando mais de 100 trabalhos científicos. 

Juntamente com o aluno Emerson Seltom, Francisco apresentou o projeto intitulado: “O consumo de pescado pela comunidade do Campus Macau do IFRN”, com autoria do técnico em Recursos Pesqueiros e aluno egresso do Campus, Jefferson Maria, sob orientação do professor Ellano Silva. Como prêmio, o estudante participará da próxima edição da PECNordeste como palestrante-convidado, com as despesas de transporte e hospedagem cobertas pelo evento.

Experiências

O curso técnico em Recursos Pesqueiros busca formar profissionais aptos a atuarem na produção e captura de organismos aquáticos. Segundo o professor Ellano Silva, a participação dos alunos em eventos possibilita a troca de conhecimentos. “Além de podermos divulgar a oferta do curso no estado, proporcionamos essa transição de aprendizado; isso é fundamento para a formação profissional dos alunos. A premiação de um estudante do 3° ano do ensino médio integrado, frente à estudantes de cursos superiores, é um grande reconhecimento sobre a qualidade de nossas pesquisas, em meio ao cenário atual da educação brasileira”, destacou Ellano. 

Para Francisco, a prática vivenciada foi inovadora. “Eu participei com o objetivo de mostrar a minha pesquisa, adquirir conhecimentos referentes ao curso. Contudo, ser reconhecido pelo esforço não tem preço; fico feliz por ter representado o IFRN Campus Macau e ter tido a oportunidade de levar o nome da cidade além do estado do Rio Grande do Norte,” comentou o aluno premiado. 

PECNordeste

O Seminário Nordestino de Pecuária é um importante evento do agronegócio promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar/CE), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae) e pelos Sindicatos dos Produtores Rurais, que durante todos esses anos de realização apresentaram diferentes alternativas de produção e debateram temas relevantes para o Agronegócio Nordestino, buscando a melhoria das condições de trabalho e o acesso ao conhecimento pelos produtores rurais e micro e pequenos empresários do meio rural.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas