internacionalização

Organização internacional oferece bolsas integrais de intercâmbio

Até o dia 4 de março, programa combina aprendizado ao desenvolvimento de conhecimentos sobre sustentabilidade

Publicada em 23/02/2022 Atualizada há 1 ano

Ao final do programa, os bolsistas recebem o "Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social".

Estão abertas as inscrições para bolsas integrais de intercâmbio do AFS Global STEM Academies. O programa, cujas inscrições seguem até o dia 4 de março de 2022 para jovens estudantes, combina aprendizado digital e presencial com estímulo ao desenvolvimento de conhecimentos sobre sustentabilidade e habilidades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática). A aprendizagem ocorre através de uma abordagem interativa e prática, com incentivo de competências globais como resolução de problemas, habilidades analíticas, compreensão intercultural e inovação social. O Programa dá ênfase aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, incluindo os tópicos de mudança climática e transição energética.

Critérios para concorrer às vagas

Para concorrer às vagas, é preciso atender a alguns requisitos. São critérios para participar do programa: ter entre 15 a 17.5 anos na data prevista para começar o programa (nascidos entre: 1 de setembro de 2004 a 1 de abril de 2007); Ser brasileiro; Estar cursando o ensino médio em escola pública ou particular em 2022; Nunca ter tido uma reprovação; Nível de inglês intermediário; Demonstrar bom desempenho acadêmico em ciências, química, física e matemática (média 7 ou  acima) e Não ter passado por tratamento psiquiátrico nem ter utilizado medicamento controlado (tarja preta) até 12 meses antes da seleção, além de autorização e apoio da família, dentre outros.

AFS Global STEM Academies

O AFS Global STEM Academies começa com um currículo virtual e workshops de 12 semanas, realizados de forma remota. Depois de concluir o currículo virtual, os bolsistas do AFS viajam em uma experiência imersiva de 4 semanas para um dos cinco destinos da Academia: Brasil, Índia, EUA ou Bélgica/Reino Unido. A programação já aconteceu nos anos de 2018 e 2019, com a edição brasileira ocorrendo em Natal/RN, com diversas atividades nos campi Natal-Central, Natal-Zona Norte e Canguaretama do IFRN.

Ao final do programa, os bolsistas recebem o "Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social", concedido pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia. Mais informações e acesso às inscrições no link: https://www.afs.org.br/afs-global-stem-academies-2022-2/. Confira o vídeo oficial de divulgação do programa: https://youtu.be/phgMPU9v5Uc.