Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Ações multicampi integram programação do Setembro Amarelo
SETEMBRO AMARELO

Ações multicampi integram programação do Setembro Amarelo

10/09/2020 - Servidores de vários campi uniram-se ao Grupo de Psicólogos(as) e ao Comitê COVID-19 do IFRN para compor programação

Ações multicampi integram programação do Setembro Amarelo

O mês de setembro, dedicado à valorização da vida, traz consigo o reconhecimento da importância de ações voltadas para sensibilização e disseminação de informações acerca do tema. A partir da iniciativa multicampi de servidores, incluindo o Grupo de Psicólogos(as) e o Comitê de enfrentamento à COVID-19 do IFRN, várias ações serão realizadas no decorrer de todo mês, compondo a programação da campanha Setembro Amarelo no IFRN. Neste ano, é dado foco à importância da fala, e consequentemente da escuta, para o compartilhamento de informações que favoreçam o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento aos desafios da vida.

 

 “Permita-se falar”

Neste 10 de setembro, Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, o Campus Parnamirim irá transmitir a live “Setembro amarelo e saúde emocional”, que trará a psicóloga Anélia Monteiro como convidada para tratar do assunto. A transmissão será realizada às 16h, via Google Meet.

O Campus Mossoró terá como convidada a psicanalista e hipnoterapeuta clínica, Marileide Ribeiro, para transmissão da live "Setembro Amarelo: a diferença entre depressão e melancolia", que será transmitida pelo Canal do IFRN Mossoró no youtube, às 19h.

 A programação multicampi ainda contará com outros eventos que serão divulgados no decorrer desta semana.

 

Setembro Amarelo

No Brasil, a campanha passou a ter ampla divulgação em 2015, através de iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), visando a conscientização, desmistificação e prevenção do suicídio. De acordo com a ABP, a principal forma de ajudar os profissionais da área de saúde, familiares e amigos é combater o estigma, para salvar vidas e auxiliar a sociedade a compreender e identificar casos. A associação disponibiliza no site da campanha diversos materiais informativos, a exemplo dos que podem ser acessados nos links abaixo:

Cartilha “Informando para prevenir”

Material informativo para mães, pais, responsáveis e educadores

Doenças mentais – informações importantes

Ações do documento

Página em carregamento