câmpus ead

Seminário Internacional sobre Educação a Distância tem início hoje (28)

Abertura aconteceu no auditório do Câmpus Nata-Central; evento segue até a sexta (30)

Publicada em 28/11/2012 Atualizada há 12 meses

Com o tema “Os desafios da Institucionalização”, aconteceu hoje (28), no auditório do Câmpus Natal-Central, a abertura do I Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD), promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O I Seminário Internacional de Educação a Distância acontece de hoje (28) a sexta (30), no Câmpus Natal-Central do IFRN, e se propõe a ser um espaço para diálogos acerca da Educação a Distância (EaD) no país, a partir, nesse primeiro momento, de seu maior desafio: a institucionalização da modalidade.

De acordo com o diretor do Câmpus EaD, Erivaldo Cabral, o ensino à distância está em um momento muito importante, sendo discutido, não só dentro dos estudos, mas, também, dentro das universidades e diversas outras instituições, uma vez que com os convênios firmados com a UAB e a Rede E-Tec Brasil, o Câmpus EaD poderá trabalhar e aprimorar os cursos institucionais.

Com o crescimento na procura por cursos a distância, criou-se a oportunidade de discutir o futuro e os desafios da institucionalização da EaD. "Discutir, neste momento, a EaD a nível internacional requer uma atenção especial, sendo preciso despertar, mais ainda, o interesse da população para que haja uma inserção a Instituições de qualidade em educação a distância", disse o Reitor do IFRN, prof. Belchior de Oliveira Rocha.

A palestra de abertura foi realizada por Jean Marc Georges Mutzig, coordenador geral da CGIE-DED/CAPES. Ele abordou sobre as necessidades e desafios da Institucionalização da Educação a Distância, explicando como funciona o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Durante a solenidade de abertura, houve, ainda, a apresentação cultural com o Duo de piano e violino com a professora Ana Judite de Oliveira Medeiros e o professor Roderick Fonseca, ambos do IFRN.

Hoje a tarde, às 14h, no auditório do Câmpus Natal-Central, haverá a palestra do professor José Bento Duarte Silva, da Universidade do Minho, situada a norte de Portugal, que abordou sobre as mudanças nas escolas com as inovações tecnológicas e processos educacionais.

O I SEMEAD se organiza em quatro linhas temáticas que procuram observar os desafios da institucionalização sob várias perspectivas, tais como os modelos de gestão em EaD: experiências, modelos pedagógicos em EaD, legislação e institucionalização e formação da equipe multidisciplinar nas Instituições.