PIBID

Abertas inscrições para bolsistas de iniciação à docência

São 179 vagas para as áreas de Física, Matemática, Geografia, Química, Espanhol Presencial, Espanhol à Distância e Informática.

Publicada em 29/06/2012 Atualizada há 1 ano

A  Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação abriu, por meio do Edital 13/2012, processo seletivo para concessão de bolsas de iniciação à docência - edital mec/capes/deb 11/2012. Este edital atende, especificamente, os cursos de Licenciatura participantes do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/IFRN.  Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e entregar nas coordenações dos cursos de interesse nos dias úteis,  entre os dias 2 e 16 de julho de 2012. Serão oferecidas, no total, 179  vagas, distribuídas entre os cursos de licenciatura dos câmpus participantes do Projeto do IFRN, conforme tabela constante anexo I no Edital 13/2012.

Espanhol Presencial / Natal – Central

Espanhol / Ensino à Distância

Física / Natal – Central

Física / Santa Cruz

Geografia / Natal – Central

22

Informática / Ipanguaçu

10

Informática / Natal – Zona Norte

12

Matemática / Natal – Central

Matemática / Santa Cruz

Química / Currais Novos

Química / Pau dos Ferros

10

O valor da bolsa está fixado em R$ 400,00 mensais, a ser concedida diretamente aos beneficiários em conta-corrente, pela CAPES, durante a execução do Projeto que será de um ano, a partir de agosto.

AS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA:

- Conhecer e estar de acordo com as regras do Programa PIBID e do Projeto PIBID do IFRN;

- Informar ao coordenador de área alterações cadastrais e eventuais mudanças nas condições que lhe garantiram
inscrição e permanência no PIBID;

- Participar integralmente das atividades do Projeto PIBID na sua escola de atuação assim como das reuniões
periódicas com a equipe executora do PIBID.

- Realizar junto com o coordenador de área, os professores supervisores e os bolsistas de Iniciação a Docência, o planejamento das atividades que serão desenvolvidas na escola de atuação de acordo com o cronograma do projeto PIBID do IFRN;

- Executar o plano de atividades do subprojeto de sua área;

-  Enviar ao coordenador de Área e ao coordenador Institucional relatórios periódicos das suas atividades e das atividades dos bolsistas na escola;

-  Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho na escola, divulgando-os na instituição onde estuda, em eventos de iniciação à docência, promovidos pela instituição e em ambiente virtual do PIBID organizado pela CAPES;

- Elaborar e apresentar trabalhos acadêmicos referentes ao PIBID em eventos Nacionais.

O PIBID é um programa concebido pelo Ministério da Educação atendendo às atribuições legais da CAPES (Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério (Lei n. 11.502, de 11 de julho de 2007), às diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007), aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e Lei n. 11.947, de 16 de junho de 2009, no seu art. 31),ao decreto 7219 de 24 de junho de 2010 e as normas do edital 01/2010-CAPES, à portaria 260 Capes e a legislação em vigor aplicável a matéria.

Confira aqui: Edital 13/2012 e Ficha de Inscrição

extensao