Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PRÊMIO DE EMPREENDEDORISMO INOVADOR

Projeto sobre inteligência artificial do Campus Pau dos Ferros é 1º lugar na Rede Federal

Proposta vencedora se aplica a licitações públicas

Publicada em 30/10/2020 Atualizada há 1 ano

Professores: Aluísio Fontes (Coordenador), Irlan Moreira, Jeferson Queiroga e Sérgio Neto integram equipe do Projeto.

As licitações públicas colaboram para disponibilizar às instituições a seleção de melhores propostas de produtos e serviços. Agora imagine esse procedimento administrativo ser modernizado e dinamizado através da inteligência artificial? Foi o que propôs um grupo de professores do Campus Pau dos Ferros do IFRN. A ideia foi submetida a uma seleção nacional e na noite de ontem, 29, o resultado final definiu o projeto em 1º lugar entre instituições da Rede Federal, na categoria Serviços 4.0.


Promovida pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e regulamentada pelo Edital IFES Nº 05/2020, a seleção dos projetos contou com duas etapas: análise documental e avaliação dos projetos. Foram levados em conta cinco critérios: qualificação da equipe, qualidade do projeto, potencial de mercado, impacto tecnológico e impacto social.


Intitulado “Inteligência Artificial Aplicada a Licitações Públicas”, o projeto visa o desenvolvimento tecnológico de um produto para licitações públicas, baseado em mineração de dados e inteligência artificial.


Através do processamento massivo de dados, o principal objetivo é desenvolver robôs capazes de gerar, de forma automática, toda a habilitação necessária para uma empresa participar de uma licitação pública. Em seguida, fornecer um dashboard com dados para inteligência empresarial com informações de nível de adimplência, estatísticas e dados de licitações anteriores do órgão público-alvo.


O Professor e coordenador do Projeto comemora: “Esse projeto de P&D coloca o Campus de Pau dos Ferros no cenário nacional de desenvolvimento de tecnologia e inovação. A transformação no padrão das atividades em razão do uso da inteligência artificial, impactará o perfil e a forma como os serviços serão oferecidos, aumentando a produtividade de diversos segmentos no contexto de cidades inteligentes”, comenta Dr. Aluísio Fontes.


O Projeto tem como membros os professores: Aluisio Igor Rêgo Fontes (coordenador), Francisco Sérgio de Almeida Neto, Irlan Arley Targino Moreira e Jeferson Queiroga Pereira.


O projeto será financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC)/Ministério da Educação, com aporte de R$ 233.000,00, sendo 40% para infraestrutura e 60% para bolsas de pesquisa. O prazo para a execução dos projetos é de 24 (vinte e quatro) meses.


Sobre

O Edital IFES Nº 05/2020 objetiva a seleção de projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, associados ao ensino, pesquisa e extensão, destinado às autarquias que fazem parte da Rede Federal, instituída pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. A seleção de “Apoio ao Empreendedorismo Inovador com Foco na Economia 4.0” visa apoiar o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo inovador relacionados à economia 4.0, considerando as seguintes áreas: agricultura 4.0, Indústria 4.0 e Serviços 4.0.