cooperativismo

Professora do Câmpus Pau dos Ferros participa do II EBPC

Publicada em 10/09/2012 Atualizada há 1 ano

A Professora Andreza Sousa participou, nos dias 30 e 31 de agosto, do II EBPC - Encontro Brasileiro de  Pesquisadores em Cooperativismo, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), pela Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) e pelo Observatório do Cooperativismo, o tema de seu trabalho versa sobre a Demonstração do Valor Adicionado: Um estudo de caso em sociedades cooperativas do ramo de saúde.

O evento ocorre em sua segunda edição e teve por tema “Ano Internacional das Cooperativas: cooperativas constroem um mundo melhor”, que foi o cerne dos debates, palestras e apresentações de análises científicas. Todas as pesquisas foram elaboradas com base em um dos tópicos específicos propostos pela organização do evento: I – Princípios, história e doutrina cooperativista; II – Cooperativismo, economia e desenvolvimento; III – Economia social e organizações sociais; IV– Governança corporativa em cooperativas; V – Finanças em cooperativas; VI – Legislação, tributação e direito em cooperativas; VII – Educação e autogestão; e VIII – Responsabilidade e sustentabilidade social.

Andreza  II EBPC.1

Os trabalhos foram apresentados dentro das seguintes categorias: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e pôster; teses e dissertações; trabalhos científicos e casos de sucesso (que visa principalmente à apresentação de experiências de sucesso vividas por cooperados, dirigentes e empregados do sistema cooperativista brasileiro).

A solenidade de abertura contou com a participação, do superintendente do Sescoop Nacional, Luis Tadeu Prudente Santos; do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; do ex-ministro da Agricultura, ex-presidente da Aliança Cooperativa Internacional e da OCB e embaixador especial da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Roberto Rodrigues; do representante da FAO no Brasil, ex-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Hélder dos Santos Félix Mutéia; do presidente da Cooperativa Antônio Sérgio para a Economia Social (Cases) de Portugal, Eduardo Graça; do coordenador do Observatório Socioeconômico do Cooperativismo OCB-USP, Sigismundo Bialoskorski Neto, e do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt.

Em seu pronunciamento Mutéia(moçambicano), afirma que a FAO estima hoje, que um bilhão de pessoas não têm o que comer. Uma vez que, uma em cada sete pessoas no mundo passa fome. “A previsão é de que, até 2050, a produção de alimentos terá que aumentar 60% para atender à demanda, mas a porcentagem de terra cultivável só pode aumentar em 20%. E a resposta para esta questão é a produtividade. E para aumentar a produtividade é necessário estudo, pesquisa, conhecimento”, afirmou ele, ao esclarecer aos participantes a importância fundamental da pesquisa no mundo.

Em seguida, Roberto Rodrigues proferiu a palestra “Cooperativas constroem um mundo melhor: a contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico”. Rodrigues, afirma que as “Cooperativas são uma dicotomia entre social e econômico: são empresas, mas são fundamentadas em valores sociais”.

A programação seguiu com a reunião dos pesquisadores em sessões temáticas para apresentação dos trabalhos e posteriormente a apresentação do painel "Autonomia, independência e competividade das cooperativas", com palestra da pesquisadora da Universidade de Mondragón (Espanha), Monica Gago Garcia, sob a coordenação de Roberto Rodrigues; seguido do debate do presidente do Bancoop, Marco Aurélio Almada, e do pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, Marcelo José Braga.

No dia 31/08, a programação teve início com o painel "Estratégias inovadoras de gestão: cooperativas e redes de cooperação", coordenado pelo professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Davi Rogério de Moura, seguido da palestra do diretor do Observatório do Cooperativismo, Sigismundo Bialoskorsi; e posteriormente, apresentação dos debates do presidente da Fundação ABC, Luciano Klüppel, seguido das sessões temáticas e entrega de prêmios aos pesquisadores.

Andreza  II EBPC.2

Para Andreza Sousa, este é um espaço de diálogo e de construções possíveis entre o cooperativismo (órgãos de representações), a academia e as cooperativas, podendo ser definido como um espaço também de intercooperação tendo como foco a inovação, a governança e o desenvolvimento de tecnologias em favor do cooperativismo. “O evento é mais um marco do nosso cooperativismo, parabenizo a equipe de organização e agradeço aos membros da Rede de Pesquisadores em Cooperativismo a oportunidade de participar desta; será mais uma forma de contribuir para o  cooperativismo, em especial, para o desenvolvimento do cooperativismo do nosso Estado”.
extensao