Reconhecimento
Obra de pesquisadores do Campus Pau dos Ferros conquista o top 10 finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico
Livro aborda tecnologia e processamento de produtos lácteos
Publicada por Francisco Franca em 19/07/2024 ― Atualizada há 4 meses
Uma obra dos professores pesquisadores da área de alimentos do Campus Pau dos Ferros do IFRN foi destaque na edição 2024 do Prêmio Jabuti Acadêmico.
Intitulado “Princípios fundamentais da tecnologia e processamento de produtos lácteos”, o livro tem com autores os docentes: Drª Elisabete Piancó de Sousa, Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira e doutorando Bruno Fonseca Feitosa.
A obra concorreu nacionalmente e foi semifinalista na categoria “Ciência de Alimentos e Nutrição” no referido Prêmio que, anualmente, busca reconhecer e homenagear notáveis contribuições de autores, capistas, ilustradores, designers gráficos, tradutores, livreiros, editoras e realizadores de projetos que estimulam e mantêm o hábito da leitura, além daqueles que fazem chegar a produção literária brasileira para o mundo.
O livro foi lançado no ano passado via Editora IFRN e está estruturado em sete capítulos, abordando o beneficiamento do leite (pasteurizado e UHT – Ultra High Temperature) e processamento na forma de derivados lácteos, como: manteiga, doce de leite, iogurte, bebida láctea, queijo e requeijão.
Os organizadores apostam que, focados em pesquisas sobre leite e derivados, o estímulo de estudantes e profissionais da área de alimentos é capaz de contribuir para o incentivo no aumento da oferta de produtos lácteos, inserção de novos produtos no mercado e colaboração para melhoria das propriedades sensoriais e tecnológicas.
O Professor e Pesquisador Emanuel Oliveira comemora a conquista do livro ficar entre os 10 finalistas do Brasil . “Concorremos nacionalmente, é uma alegria ver a nossa obra ganhar visibilidade e contribuir para a difusão e socialização de novos conhecimentos, valorização da ciência”.
O livro disponível para download e pode ser acessada por meio do Repositório Institucional do IFRN, o Memoria.
Confira: