Reconhecimento
Obra de pesquisadores do Campus Pau dos Ferros conquista o top 10 finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico
Livro aborda tecnologia e processamento de produtos lácteos
Publicada por Francisco Franca em 19/07/2024 ― Atualizada em 19 de Julho de 2024 às 17:06
Uma obra dos professores pesquisadores da área de alimentos do Campus Pau dos Ferros do IFRN foi destaque na edição 2024 do Prêmio Jabuti Acadêmico.
Intitulado “Princípios fundamentais da tecnologia e processamento de produtos lácteos”, o livro tem com autores os docentes: Drª Elisabete Piancó de Sousa, Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira e doutorando Bruno Fonseca Feitosa.
A obra concorreu nacionalmente e foi semifinalista na categoria “Ciência de Alimentos e Nutrição” no referido Prêmio que, anualmente, busca reconhecer e homenagear notáveis contribuições de autores, capistas, ilustradores, designers gráficos, tradutores, livreiros, editoras e realizadores de projetos que estimulam e mantêm o hábito da leitura, além daqueles que fazem chegar a produção literária brasileira para o mundo.
O livro foi lançado no ano passado via Editora IFRN e está estruturado em sete capítulos, abordando o beneficiamento do leite (pasteurizado e UHT – Ultra High Temperature) e processamento na forma de derivados lácteos, como: manteiga, doce de leite, iogurte, bebida láctea, queijo e requeijão.
Os organizadores apostam que, focados em pesquisas sobre leite e derivados, o estímulo de estudantes e profissionais da área de alimentos é capaz de contribuir para o incentivo no aumento da oferta de produtos lácteos, inserção de novos produtos no mercado e colaboração para melhoria das propriedades sensoriais e tecnológicas.
O Professor e Pesquisador Emanuel Oliveira comemora a conquista do livro ficar entre os 10 finalistas do Brasil . “Concorremos nacionalmente, é uma alegria ver a nossa obra ganhar visibilidade e contribuir para a difusão e socialização de novos conhecimentos, valorização da ciência”.
O livro disponível para download e pode ser acessada por meio do Repositório Institucional do IFRN, o Memoria.
Confira: